quinta-feira, 24 de março de 2022

O(s) DESAFIO(s)

 Storytelling - 5 a 23/3/2022

Sem saber bem do que se tratava, ela decidiu frequentar uma formação de 12 horas cujo tema - Storytelling - afinal se encaixava no contexto de estratégias de marketing. Esta área não era a dela, ainda…(nunca se sabe, no futuro)… Sempre aberta a novidades, ou a algo que a faça sair da rotina de um trabalho enfadonho de segunda a sexta-feira, sem nenhuma criatividade. Tem “fome” de conhecer pessoas especiais, com histórias interessantes de vida para contar, e que chegam onde querem, com força e determinação. Necessita de saber que há pessoas para admirar, ou seguir o exemplo.

Além de ser uma pessoa que emanava Luz e Amor, o nome adotado pela formadora era justamente Doutora Amor. Só isso já a fazia sentir que acertou na formação, ou que estava com alguém da sua “tribo”.

Um dia, a Dra. Amor falava sobre desafios e superação de adversidades, e pediu para os formandos contarem as suas histórias (reais) e que eventualmente contribuíram para uma mudança radical, ou não.

Ela ficou confusa. Comodista se assumia, quase nunca saía da sua zona de conforto, nesse momento não conseguia vislumbrar nenhum desafio, assim à primeira. Seria a sua vida tão cheia de histórias desafiantes que nem conseguia eleger uma, ou tão enfadonha que nunca tivera um desafio para enfrentar? Foi para casa pensar no assunto, e descobriu!

Afinal, eram tantos, e que desafios. Desde o primeiro, o mais duro: - após a revolução em 1974, o regresso de Angola com os pais, mais 2 irmãos e uma irmã que lá nasceram, sem bens nem dinheiro, para recomeçar do zero na “metrópole”;

- após uma infância e adolescência reprimida, introvertida…outro desafio: aos 19 anos largar a família e à revelia partir para o Brasil com o primeiro namorado; esse período da sua vida fez dela outra pessoa, descobrindo a sua essência e tornando-se na pessoa que era hoje; após 7 anos no país tropical e longínquo – abençoado por Deus e bonito por natureza - decidiu voltar à terra natal e recomeçar (de novo), do zero;

- passados dez anos, nova tentativa amorosa, novo casamento: porém, apenas dois anos decorridos, aquela pessoa mostrou na prática o que “afinal não era”… durante esse período conturbado ainda conseguiu terminar uma licenciatura, perto dos 50 anos de idade, e com uma boa média! - uma proeza à qual apenas ela assistiu (que grande desafio!)…

E assim por diante, muitas histórias pelo caminho…Orgulhosa de si mesma, segue tranquila o seu percurso de vida, sem fazer grandes planos, para não estragar os planos que a VIDA tem para ela... 

Um DESAFIO permanente, perante si própria, o de um ser humano em construção, que nasceu no seio de uma família desestruturada, mas… “o Universo é perfeito e está tudo certo!” (diz a Dra. Amor).

E tudo sempre vai dar certo!

#pattcorreia.draamor

https://www.youtube.com/watch?v=rG0ZTcHcS5w


quinta-feira, 17 de março de 2022

PAZ

Nada está fácil. Para onde caminhamos? Se ficarmos a pensar na guerra e suas consequências, nem sequer dormimos. Feliz de quem se deita e consegue adormecer imediatamente, sem ajuda das drogas (legais), e poder viajar por outros planos nos braços de Morfeu.

O Mundo não está nada bem. Foi ou ainda é a pandemia, são as ameaças de guerra nuclear e de fim do mundo, é o tempo triste com o sol que se esconde atrás das nuvens e das poeiras provenientes de África, eu me pergunto: meto 70€ de gasolina e só paro quando acabar a gasolina, ou estouro esse dinheiro a comer uma boa mariscada e a beber uns copos até cair? Para esquecer…

Uma tristeza quando o povo é quem mais sofre. Vem à minha memória o êxodo após a revolução em 1974 ao ver estas famílias ucranianas a fugirem da guerra e começarem tudo do zero. Como tantos nós naquele tempo. Que desafio!

Não quero ser insensível às fotos e notícias que todos os dias estão ao nosso alcance, mas se posso escolher, prefiro manter a Energia da Paz e do Amor, em vez de viver no medo ou na revolta “por que tem que ser assim, este mundo podia ser maravilhoso!”…

Ainda pode… A Energia não tem barreiras nem limites e flui para onde concentrarmos a nossa atenção. Manter o foco na Esperança de um Mundo melhor fará toda a diferença, basta tentar manter o Espírito tranquilo e emanar boas vibrações para onde necessitam delas.

“As flores disseram: faz como nós, inclina-te sempre para a Luz!”

https://www.youtube.com/watch?v=YkgkThdzX-8&list=OLAK5uy_lm9bwhxzhr6tvInIqltdtWhX3rwRhzoZ4

segunda-feira, 7 de março de 2022

Vida = Eco

O mundo continua estranho, e de mal a pior. Sai (aparentemente) o Covid e entra a guerra!

O Putin poderia ser nomeado Prémio Nobel da Medicina, num instante acabou com o dito cujo.

Que mundo é este, onde ainda há pessoas que querem ter filhos, um futuro? A saúde mental também piora, muito cuidado é pouco para perceber quem está bem da cabeça, ou não. Assustador? Sim.

Ela é Marisol. Continua naquele lugar que lhe permite sentir-se abençoada pelo MAR pertinho e pelo SOL (ainda que a chuva faça mesmo muita falta!); trabalha de segunda a sexta-feira para poder ganhar o necessário para pagar contas, tendo os fins de dia e de semana para divertir-se – sozinha ou acompanhada - e aproveitar ao máximo o que ainda resta de bom neste mundo doente.

Será alienada? Não sabe, e tem raiva de quem sabe. Melhor assim do que ir dormir e acordar deprimida todos os dias, como já acontece a muito boa gente, jovem ou não. Não está fácil, mas é possível. Se cada um de nós refletisse sobre como a vida é uma consequência das nossas ações, saberíamos como atuar e evitar muitos dissabores.

A Vida é um Eco. A nossa mente influencia tudo à nossa volta, porque ela é a responsável pelas nossas atitudes; atitudes essas que, consequentemente, afetarão tudo aquilo que nos acontece.

Lembro-me da história de um pai e de um filho, que decidiram dar um passeio pelas montanhas numa tarde de verão.
O filho cai, magoa-se e grita:
- Ai!
Para sua surpresa, ouve uma voz a repetir exatamente o que disse.
- Ai!
Curioso, pergunta:
- Quem és?
Recebe como resposta:
- Quem és?
Aborrecido, grita:
- Que cobarde!
Ao que lhe respondem:
- Que cobarde!

O filho olha assustado e preocupado para o pai e pergunta-lhe:
- Pai, quem é que está a falar comigo?!
Com toda a calma, o pai diz-lhe que escute com atenção e grita:
- És um campeão.
De volta:
- És um campeão.
O pai retorna:
- Admiro-te muito.
- Admiro-te muito.

Sorrindo, o pai explica:
- Filho, o que estás a ouvir chama-se eco e funciona exatamente como a vida. A vida é o reflexo das nossas ações, o que significa que quando gritamos algo para o mundo, o mundo grita-nos exatamente o mesmo de volta. Por isso, lembra-te sempre: se queres mais amor no mundo, trata as pessoas de forma gentil. Se queres que a tua equipa seja mais responsável, trabalha na tua própria responsabilidade. Se queres mais tolerância no mundo, sê mais tolerante com as pessoas à tua volta.

A VIDA não é uma coincidência. É uma consequência das nossas atitudes, por isso, certifiquemo-nos de que estamos a receber o melhor de nós, para que possamos receber o melhor de volta. Num mundo assim injusto e cruel, muitas vezes, há que saber escolher a melhor via, e esperar o retorno...

E… falando acerca de eco:

"As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável." Madre Teresa de Calcutá