quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Viver vs Existir

Tenho estado ausente aqui, será que alguém notou?… lá ando eu com o casulo às costas, espero em breve assentar e escrever com mais assiduidade.
Enquanto isso, vou observando a vida à volta, a cara das pessoas, com ou sem sorriso, e me pergunto: será que vivem, ou apenas existem?
Viver é ser. Existir é estar
Viver é construir a própria vida
Existir é passar pela vida
Viver é errar, para conhecer-se, e evoluir
Existir é acomodar-se
(…)
Na verdade, o ideal será vivermos, pois foi para isso que nascemos. Porém, não podemos negar que, para viver, é preciso existir!

E assim continuo vivendo, do jeito que escolhi, rodeada de gente marada (às vezes até há gente atinada, vá lá), e hoje apetece-me uma rapidinha, ou seja, escrever algo que li uma vez e fez-me rir, pois deve acontecer o mesmo com a maioria de nós; é sobre a PDI (porra da idade, para não dizer uma asneira duas vezes):

Já aconteceu de você, ao olhar para uma pessoa da mesma idade, pensar: “eu não sou assim tão velho/a!” ?
Veja o que contou uma amiga de alguém:
Estava sentada na sala de espera para a consulta com um novo dentista, quando observei o seu diploma na parede.
Li o seu nome e recordei de um moreno alto que tinha esse mesmo nome. Era da minha classe do colegial, uns 30 anos atrás, e eu me perguntei:
"Seria o mesmo rapaz por quem eu me tinha apaixonado na época?"
Entrei na sala de atendimento e, imediatamente, afastei esse pensamento.
Esse homem grisalho, quase calvo, gordo, enrugado, era demasiadamente velho e desgastado para ter sido o meu amor secreto.
Depois de ter examinado os meus dentes, perguntei se ele tinha estudado no Colégio Santa Cecília...
- Sim, respondeu-me.
- Quando se formou? perguntei.
- Em 1989. Por que faz essa pergunta?
- É que...bem...você era da minha classe, exclamei.
E então aquele velho horrível, cretino, careca, barrigudo, flácido, lazarento, esclerosado, filho da puta me perguntou:
- A senhora era professora de quê?
 

(kakakakakaka ooops falei asneira)

Bom feriado ou fim de semana prolongado. Não se esqueçam de viver e ser felizes!

2 comentários:

  1. Gostei do texto e da anedota..é bem isso, são sempre os outros os diferentes que estão gastos,,,alguns até já nem fazem a barba com gillete, mas sim com máquina eléctrica para não se verem ao espelho..

    ResponderEliminar
  2. Tirando a risada que dei... a surpresa se alguma "rapidinha" houvesse para cimentar a memória de que tudo tem o seu tempo...
    É sempre bom existir e saber viver a existência mesmo que marada...essa deixa marcas para sentir que em alguns momentos existimos...nem que seja de uma forma rapidinha.
    Existe e vive a vida Gringa!
    Bjs

    ResponderEliminar