terça-feira, 26 de outubro de 2021

Amizade, Amor (livre)… e Solidão...

Mais um...Novembro a chegar… tempo de introspeção… de Escorpião…

Observo ao meu redor e, se tivesse que tirar uma foto, esta seria a imagem do mundo atual:

O que já sabemos. Mais tecnologia, mais solidão. E porquê, se estamos continuamente conectados…? é nos bancos de jardim, atravessando a rua, à mesa do café ou restaurante com outros (muito frequente) …

E penso para mim mesma: será que sou igual?...não me parece, costumo desligar-me do aparelho quando estou com pessoas queridas apreciando e compartilhando os bons momentos da Vida. Mas sozinha, confesso, tenho o vício de estar sempre a ver se alguém me contactou… normal, coisas de solitude… e resolvi que tenho que me disciplinar, desligar-me mais do mundinho virtual e fazer algo de útil…

Mas este é o mundo moderno em que vivemos. Seria possível voltar ao tempo antigo? Só se houver um apagão geral, como não será difícil imaginar - sem telefones, sem internet, nada...e teremos que nos desenmerdar, sem pirar; até já houve um “cheirinho” do que poderá acontecer: ainda há poucas semanas ficámos sem o Facebook e o Whatsapp durante várias horas, até que tudo voltou ao normal, de noite! Eu já estava intrigada, e optei por usar o e-mail nesse momento para contactar uma amiga.

Amizade verdadeira é o melhor que existe. E o Amor? esse existe também, às vezes disfarçado, medroso, mais livre do que nunca. Sem compromissos de parte a parte. Modernas relações de “amizade amorosa”, efémeras, à distância de um clique…e há quem se habitue aos novos tempos…Aliás, analisando o assunto, parece até que o ser humano anda a descobrir a sua essência poliamorosa, talvez… enquanto não se encontrar a tal, ou o tal, o pessoal vai-se divertindo com "quem aparece disponível"...

No meu caso, ainda me considero à moda antiga: não ando a procurar, mas gostaria de encontrar THE ONE, aquela pessoa super companheira que me respeite, me excite a alma, que atravesse tempestades comigo, aguardando o próximo arco-íris. Uma forte amizade para começar, honestidade é o mínimo que se pede, e reciprocidade é o básico.

Difícil encontrar na sociedade atual, é verdade, mas faz sentido investir num relacionamento assim. E valerá a pena esperar, porque o meu coração não é brinquedo.

Alguém que chegue e bagunce a minha vida, com coisas boas de serem sentidas, que seja amável, amigável, afrodisíaco, livre: tudo isso numa só pessoa – existirá algo assim? Devorar e ser devorado/a. Sentir e ser sentido/a. Uma pessoa benéfica ao nosso lado aperfeiçoa a nossa existência, facilita muito o nosso modo de viver… E... não quero mais dobrar-me para caber no mundo de alguém, quero é contorcer-me só de prazer!

E se isso só existir na minha imaginação, então é preferível uma solidão genuína à pseudo presença de qualquer pessoa… 


"Amizade não é cobrança, vai muito além disso, significa cumplicidade e respeito.
Não me cobres tanto, não me julgues tanto.
Amizade é viver bem com pessoas escolhidas pelo coração
!"


Amor é… quando tu te sentes amado ou amada sem precisares de ouvir um ‘eu te amo’

Liberdade é…não precisar de alguém que me faça feliz! Mas… alguém que complemente a minha felicidade e juntos querermos caminhar com liberdade”.

https://www.youtube.com/watch?v=xZ3nJ6KhWOo


quinta-feira, 21 de outubro de 2021

SHE

ELA busca o Amor, como a maioria das pessoas. Espampanante (sem ser rapariguinha do shopping, nem mascar chiclete), simples ao mesmo tempo, com bom coração, amiga de verdade, sem falsidades. Muito feminista, por natureza - tem os motivos dela - diverte-se bastante com as amigas, nos intervalos, quando não tem um homem para acompanhá-la e seduzi-la. São “resmas” a querê-la, porque é querida, simpática, e ainda por cima “boazona”…

Os amores são complicados. Por algum motivo, amor rima com dor! Por que uma mulher assim não encontra a paz junto de um companheiro, feliz para sempre? Porque até eles ficam inseguros, e é difícil para eles levar uma relação a sério com mulheres interessantes (em vários aspetos). Talvez seja isso. 

E assim ela vive, de casa em casa, tentando encontrar-se… enquanto não se encontrar, nunca irá encontrar ninguém da sua satisfação. Tudo não passará de mera ilusão.

"Tentando julgar o amor futuro pelo sofrimento passado.
O amor é sempre novo. Não importa que amemos uma, duas, dez vezes na vida - sempre estamos diante de uma situação que não conhecemos. O amor pode nos levar ao inferno ou ao paraíso, mas sempre nos leva a algum lugar. É preciso aceitá-lo, porque ele é o alimento de nossa existência. Se nos recusamos, morreremos de fome vendo os galhos da árvore da vida carregados, sem coragem de estender a mão e colher os frutos. É preciso buscar o amor onde estiver, mesmo que isto signifique horas, dias, semanas de deceção e tristeza.
Porque, no momento em que partirmos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro.
E nos salva." (
Paulo Coelho)

https://www.youtube.com/watch?v=O040xuq2FR0