terça-feira, 26 de outubro de 2021

Amizade, Amor (livre)… e Solidão...

Mais um...Novembro a chegar… tempo de introspeção… de Escorpião…

Observo ao meu redor e, se tivesse que tirar uma foto, esta seria a imagem do mundo atual:

O que já sabemos. Mais tecnologia, mais solidão. E porquê, se estamos continuamente conectados…? é nos bancos de jardim, atravessando a rua, à mesa do café ou restaurante com outros (muito frequente) …

E penso para mim mesma: será que sou igual?...não me parece, costumo desligar-me do aparelho quando estou com pessoas queridas apreciando e compartilhando os bons momentos da Vida. Mas sozinha, confesso, tenho o vício de estar sempre a ver se alguém me contactou… normal, coisas de solitude… e resolvi que tenho que me disciplinar, desligar-me mais do mundinho virtual e fazer algo de útil…

Mas este é o mundo moderno em que vivemos. Seria possível voltar ao tempo antigo? Só se houver um apagão geral, como não será difícil imaginar - sem telefones, sem internet, nada...e teremos que nos desenmerdar, sem pirar; até já houve um “cheirinho” do que poderá acontecer: ainda há poucas semanas ficámos sem o Facebook e o Whatsapp durante várias horas, até que tudo voltou ao normal, de noite! Eu já estava intrigada, e optei por usar o e-mail nesse momento para contactar uma amiga.

Amizade verdadeira é o melhor que existe. E o Amor? esse existe também, às vezes disfarçado, medroso, mais livre do que nunca. Sem compromissos de parte a parte. Modernas relações de “amizade amorosa”, efémeras, à distância de um clique…e há quem se habitue aos novos tempos…Aliás, analisando o assunto, parece até que o ser humano anda a descobrir a sua essência poliamorosa, talvez… enquanto não se encontrar a tal, ou o tal, o pessoal vai-se divertindo com "quem aparece disponível"...

No meu caso, ainda me considero à moda antiga: não ando a procurar, mas gostaria de encontrar THE ONE, aquela pessoa super companheira que me respeite, me excite a alma, que atravesse tempestades comigo, aguardando o próximo arco-íris. Uma forte amizade para começar, honestidade é o mínimo que se pede, e reciprocidade é o básico.

Difícil encontrar na sociedade atual, é verdade, mas faz sentido investir num relacionamento assim. E valerá a pena esperar, porque o meu coração não é brinquedo.

Alguém que chegue e bagunce a minha vida, com coisas boas de serem sentidas, que seja amável, amigável, afrodisíaco, livre: tudo isso numa só pessoa – existirá algo assim? Devorar e ser devorado/a. Sentir e ser sentido/a. Uma pessoa benéfica ao nosso lado aperfeiçoa a nossa existência, facilita muito o nosso modo de viver… E... não quero mais dobrar-me para caber no mundo de alguém, quero é contorcer-me só de prazer!

E se isso só existir na minha imaginação, então é preferível uma solidão genuína à pseudo presença de qualquer pessoa… 


"Amizade não é cobrança, vai muito além disso, significa cumplicidade e respeito.
Não me cobres tanto, não me julgues tanto.
Amizade é viver bem com pessoas escolhidas pelo coração
!"


Amor é… quando tu te sentes amado ou amada sem precisares de ouvir um ‘eu te amo’

Liberdade é…não precisar de alguém que me faça feliz! Mas… alguém que complemente a minha felicidade e juntos querermos caminhar com liberdade”.

https://www.youtube.com/watch?v=xZ3nJ6KhWOo


Sem comentários:

Enviar um comentário