sexta-feira, 7 de abril de 2017

Talvez F...


Na continuação do “salve-se quem puder”… se paro para pensar, às vezes até fico assustada ao reparar como este mundo está feito de modo a extorquir o pouco que já temos.
Sem falar das situações fraudulentas que tomamos conhecimento de instituições de solidariedade social, bancos alimentares e afins, entidades que existem e nos fazem acreditar que felizmente há quem ajude os mais necessitados, todos os dias e a cada momento somos confrontados com as burlas e a pedinchice nacional! Para ajudar tudo e todos teríamos que andar sempre de carteira aberta e a distribuir dinheiro…estou tão farta que digo logo 'não' quando alguém se aproxima para pedir algo, ou quando paro nos semáforos e vêm pedir para alguma entidade; como aconteceu no outro dia, um jovem chegou junto da janela do carro e, mesmo sem saber para o que era, eu disse logo “não estou interessada!”, e replica ele “não está interessada em ajudar crianças deficientes?”… e parece que ainda nos olham de jeito acusatório, como se fôssemos uns monstros ou uns desnaturados!
F#”*%&-se!!! Por acaso, alguém sabe da nossa vida para pensarem o que quer que seja? 
Na minha eterna ‘ingenuidade’ pergunto a mim mesma: será impossível acabar com tanta pobreza e falta de recursos? Todas as semanas, o Estado fica com milhões resultantes de tantos jogos à nossa disposição e tentadores, agora é raspadinhas de todos os tipos, além do Euro milhões, totoloto, totobola, etc., tudo a viciar o povo, que até fica sem comer para andar a jogar 1 euro aqui e ali; é programas de TV todos os dias, a todas as horas, a mandar ligar para o nº 760 qualquer coisa e que custa 0.60 mais IVA, e as pessoas estão em casa, reformadas ou desempregadas, a gastar o que não têm… 
F#”*%&-se!!! Este tipo de aliciamento não devia ser permitido; é irritante e mexe comigo quando penso em tudo isto que nos rodeia, porque tenho em casa quem se ilude, e não adianta dizer que são tretas para enriquecer o sistema montado e empobrecer quem já tem pouco e sonha em ter mais algum. "Mas sai sempre a alguém todos os dias, podia sair a mim também" diz. 
Eu mesma, quando penso que estou vacinada, ‘de repente’ fazem-nas tão bem que caio “que nem um patinho”.

Na semana passada houve uma campanha de angariação de sócios (ou otários) para a Interpass, eu (otária, me confesso) inscrevi-me no passatempo para ganhar viagens, fins-de-semana ou outros prémios, e dizem eles “não vendemos nada”…Pois parece que alguém terá ganho os prémios, não eu, mas mesmo assim fui convidada a ir ao hotel XPTO a fim de receber um voucher que me daria direito a alojamento durante 3 dias/2 noites através da Interpass e ficaria a conhecer os respetivos serviços. 
Como sou uma desocupada ao fim de semana, lá fui eu toda lampeira, mas a seguir tive que levar com toda a lengalenga a falar da empresa, a melhor do mundo, com descontos de 50% em tantos serviços, outros grátis…pois agora, além de viagens também incluem oferta de seguros de saúde e outros, energia e telecomunicações a preços excecionais, dizem eles, em parceria com entidades ditas "idóneas"… 
Claro que mostrei algum interesse porque tudo o que apresentam é apelativo, e quem não quer viajar (mais), baixar o valor dos seguros que já paga, ter consultas e tratamentos mais baratos para si e seus dependentes ou ascendentes? 
Porém… não gosto de assinar nada sob pressão, gosto de levar informação para casa e estudar o caso, mas não, isso não era assim, tinha que assinar no momento pois era uma oportunidade única! Tanto deram a volta, com tanta simpatia e vantagens demonstradas (e mal provadas, afinal) que eu anuí, assinando uma série de papéis. Saí entusiasmada, mas depois em casa e após ter comentado o facto com outras pessoas, é que caí em mim “mas que raio de descontos são estes para os quais terei que pagar 4245€ de joia (esta podendo ser paga em 5 ou mais anos), mais custos administrativos anuais, fora o resto; e depois, vou ter mesmo aqueles descontos? Vou conseguir os períodos de férias que me interessam, e terei dinheiro para o resto…?” Entretanto, consultei também o Dr. Google e, para meu espanto, já tinha havido um "sexta às 9" na RTP1 a denunciar os 'esquemas' desta empresa!
Tratei logo de cancelar tudo, ainda a tempo. Se é para entrar na loucura, então faço de louca também, por que não? Assinei, mas agora quero desassinar, felizmente tenho esse direito durante os 14 dias legais.

Enfim, mais uma vez caí na esparrela, sou mesmo tonta. Haverá países onde são proibidos estes tipos de extorsão? pergunto eu... 
Quantas vezes terei que sofrer na pele as coisas para aprender de uma vez por todas?! 
Poucos anos atrás ajudei uma pessoa (vigarista, vi mais tarde) que me pedia um dinheiro para salvar uma situação e que em uma semana me devolveria o mesmo. Otária, acreditei, e tive um prejuízo de centenas de euros… E é assim com estas e com outras que se vai ficando ‘desumano’, é verdade, já não suporto ver tanta pedinchice e ofertas aparentemente desinteresseiras, porque este mundo está mesmo cruel, coitado de quem não tem cabecinha ou insiste com a ingenuidade… é triste ter que viver a desconfiar de tudo e de todos, e com vontade de isolar-se cada vez mais...
Este Mundo é para esquecer. À espera de um Melhor! 

Porém, nem tudo está perdido, há contrapartidas que o Universo nos oferece, uns tiram-nos, outros oferecem-nos, e tenho conhecido pessoas incríveis que me fazem refletir sobre o eco da vida “a Vida devolve-nos aquilo que lhe damos”.

E sabem que mais? Andam sempre a 'sexualizar-nos' a vida, mas nem a vida de príncipes e reis/rainhas foi conto de fadas... de onde terá surgido o costume de dizer-se “levar uma vida principesca”, como se fosse uma coisa boa? Apesar de terem tudo, e o poder, são privados da liberdade que é tão boa e necessária. 
Ando a ler “El imperio eres tú” no meu e-book, do autor espanhol Javier Moro, uma novela real e histórica do tempo em que João VI era o infeliz rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, casado com a infiel e manipuladora Carlota Joaquina; depois, o seu sucessor que se tornou imperador Pedro I do Brasil, mais tarde Pedro IV de Portugal, com a sua dócil e infeliz esposa Leopoldina. Esta dava à luz continuamente e assegurava a dinastia, enquanto o seu real e insaciável esposo ia tendo outros relacionamentos e centenas de filhos por fora… Oh vida cruel, afinal de contas não é nem nunca foi fácil para ninguém, para quê andar a reclamar de tudo?… 
A História está repleta de reis e rainhas que erraram, sofreram e tiveram vidas políticas e privadas conturbadas. 

Como já disse eu uma vez, quantas vezes somos felizes e não sabemos… A sorte a bater à porta e anda-se no quintal a querer encontrar trevos de quatro folhas! 
E agora que me deu para achar a nossa História interessante, sinto-me a evoluir! 
(um livro é uma boa companhia, e nunca é tarde demais para fazer a coisa certa)

4 comentários:

  1. Francamente, menina inteligente, desperta para a vida é levada a cair na esparrela do interpass... tenho amigos e amigas que com isso ganharam um "amante" tipo chulo do dinheiro em prestação mensal! Só viram o problema resolvido em tribunal, o arbitral! Nem a Deco... eles até ficaram com a ideia de conluio com as empresas de extorsão...
    Quanto ao resto, continua a ser a rainha do teu mundo e princesa para o dos outros!
    Tudo de bom e Bjs

    ResponderEliminar
  2. É verdade, até parece que a Deco entrou no mesmo esquema, de andar sempre a iludir com presentinhos para assinarmos as revistas etc... estamos mesmo F... todos mandam no n/ bolso... bj tudo de bom pra ti tb no teu reino :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/deco-defesa-olhe-quenao/

      Eliminar
  3. É gente com oportunidades de negócios, é tanta coisa boa que nos querem oferecer, que até chateia... tá bonito tá...

    ResponderEliminar