terça-feira, 7 de novembro de 2017

Viva EU!

Presente de amiga
Em poucos dias estarei a celebrar mais um ano da minha existência vivida (bem ou mal, depende do ponto de vista de cada um)… 
Sinto-me uma jovem de 17 anos com mais 42 de experiência e esperança... Não fosse o espelho e os amigos (especialmente os de infância, para quem tem a sorte de os acompanhar), nunca saberíamos se estamos a envelhecer…
Já ando a comemorar (e bebemorar) desde o primeiro dia de novembro. No feriado tive a visita de uma querida amiga do Norte, esteve poucos dias cá em casa, então decidimos aproveitar bem a companhia uma da outra ao jantar com confidências femininas regadas a Murganheira meio-doce e saboreando gostosos camarões preparados por ela. 
No dia seguinte, ao sair para trabalhar, reparei com espanto que tínhamos dormido com as chaves do lado de fora da porta. Hehehe (na hora do almoço ela tinha saído de casa com a blusa do avesso, e nem eu reparei! No café, foi uma estranha que veio alertar de um modo muito cauteloso e simpático). É assim a gente da minha tribo, descontraída e sem complexos, com vontade de apenas ser feliz… Vamos rindo, e vivendo…que mais poderíamos almejar?
Construindo castelos (imaginários) com as pedras que vão surgindo pelo caminho, eu princesa me assumo, agradecendo ao universo que é perfeito e tem se mostrado generoso comigo. 
Em setembro já ganhei um telemóvel novo de uma pessoa querida, de outra tive a oferta da capa…e assim coisas agradáveis vão acontecendo e me alegrando ao longo do(s) ano(s), com amizades boas, longe ou perto, são como as estrelas: sabemos que estão sempre lá.
Lembro-me que antigamente eu considerava ‘velho’ alguém com 40 ou 50 anos. Atualmente não passo de uma gatosa (gata idosa), como muitas que conheço por aí, e fico em dúvida quando será que uma pessoa entra na terceira idade. Ou estarei eu na meia-idade? Renego! não pode haver meias-idades, se não sabemos quando será o fim, como pode existir o meio da idade (?)

Um estudo britânico afirma que existe uma grande divergência sobre quando começa ou termina cada etapa da vida para os europeus. Os portugueses acreditam que a juventude termina aos 29, enquanto em Chipre a média é 45. Em Portugal também acham que a terceira idade começa aos 51, enquanto na Bélgica as respostas andaram em torno dos 64. Segundo a pesquisa realizada pela Universidade de Kent, na Grã-Bretanha, a juventude termina aos 35 e a terceira idade começa aos 58 anos.
Who cares? Estudem para aí o que quiserem, que eu vou continuar a contá-los, de pé ou de gatas.E tentando não ficar de gatas, claro.
Um dia, caminhando do trabalho para casa ao final da tarde, passei por uma janela onde estava uma senhora idosa dormitando agarrada à sua bengala. Doeu-me o coração, mil pensamentos e emoções aflorando ao meu espírito durante o resto do percurso “será que tem filhos? Será viúva? Algum filho virá visitá-la? Será que levou uma vida azafamada e agora está ali quietinha, só esperando as horas passarem até ao dia D, aquele que nos calhará a todos…” pensamentos tristes que vêm e costumam ficar pouco tempo. Muitas vezes, é mais o passado que nos mata ou maltrata do que propriamente o futuro, o qual temos a mania de temer.

Se a soma dos anos nos traz MATURIDADE, isso é muito bom! E se, além disso, nos trouxer TRANQUILIDADE e conseguirmos encontrar o EQUILÍBRIO, acabar-se-ão as preocupações, ansiedades e dúvidas.
Definitivamente, o que tínhamos de ser, já somos. E o que não havíamos de ser, não o fomos, e nem mais o seremos. Disso não podemos ter nenhuma dúvida. Então para quê preocuparmo-nos?
HOJE é aquele futuro do qual estávamos tão temerosos ONTEM. E vejamos, tudo correu bem. Afinal de contas... aqui estamos nós!
Já não temos que continuar a adiar nada, nem fazer planos a longo prazo ou inalcançáveis para o futuro...porque, para nós – gatosas e gatosos - está bem claro: o FUTURO já está aqui.
Precisamos é começar a ver  os resultados de tudo aquilo para o qual antes costumávamos trabalhar, planear, economizar e preparar ao longo de toda uma vida. Se gostamos de algo ou temos dinheiro para adquiri-lo, se queremos fazer uma viagem ou um cruzeiro, que seja Agora, antes que outra coisa aconteça como, por exemplo, uma super desvalorização da moeda, uma cirurgia repentina, um AVC ou um enfarte... A hora é AGORA. Não percamos mais Tempo!

Que não tenhamos que dizer um dia: “Tarde demais para recomeçar!”

A mim, pessoalmente, ou pelo que sinto, fascina-me e enche-me de alegria descobrir a chegada da maturidade. Com algum espanto vou descobrindo no dia-a-dia novas surpresas e satisfações (e as deceções - inevitáveis), as quais nunca sonhei que existissem. 
E claro, na companhia das valiosas amizades que se vai conquistando.

“Eu não acredito na idade. Todos os antigos trazem nos olhos uma criança, e as crianças por vezes nos observam como sábios idosos.” Pablo Neruda
Parabéns a mim!

1 comentário:

  1. Logo me tinha apercebido do escorpião que existe dentro de ti... por isso a loucura de se querer sempre criança com a sabedoria do caminho já percorrido! Gostei de ler a auto-análise... o reconhecimento é o primeiro passo da sabedoria... onde já chegaste?! Mantém-te assim na estrada para os 90! Tudo de bom para ti! Bjs

    ResponderEliminar