sexta-feira, 31 de maio de 2019

Beija-FLOR

Todos nós gostaríamos de mudar alguma coisa no mundo, mas normalmente pensamos que uma pessoa não basta para operar a verdadeira mudança e acabamos por desistir, não tentamos mais.
Na verdade, se refletirmos, todos temos dentro de nós o que é preciso para causar uma grande transformação na sociedade. Qualquer mudança pode começar dentro de nós mesmos e pode atingir o mundo inteiro, desde que façamos a nossa parte.
Li esta história que mostra a importância de agirmos em direção àquilo que desejamos conquistar:
Deflagrou um incêndio numa grande floresta de bambu e ninguém sabia a sua origem. Com o tempo, as chamas iam ficando maiores, mais intensas, destruindo tudo o que aparecia pela frente. No meio desse incêndio, havia um beija-flor que decidiu ajudar a apagar o fogo. Ele dirigiu-se para o rio mais próximo, molhou as asas na água, voltou ao local do incêndio e sacudiu-as, tentando ajudar a apagar o fogo. Repetiu esse processo muitas vezes, mas a sua atitude parecia ser em vão, pois o fogo mantinha a mesma intensidade.
Os outros animais que observavam o trabalho do beija-flor disseram-lhe:
– Ei, por que estás a fazer isso? Achas realmente que essas gotículas de água podem apagar um incêndio grande como esse? Nunca conseguirás!
O beija-flor, com calma e firmeza, respondeu:
– Essa floresta deu-me tudo o que sempre precisei e fez de mim o que sou, eu amo-a. Ela é o meu lar, o meu lugar, e mesmo que não consiga salvá-la, farei tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar, mesmo que seja apenas sacudir gotículas de água para apagar o incêndio.
Os animais ficaram comovidos com o que o beija-flor disse, e perceberam que também tinham uma história com a floresta e deveriam fazer algo para ajudar a apagar o fogo. Assim, pouco a pouco, muitos começaram a fazer a sua parte. Com o esforço coletivo, as chamas foram se extinguindo aos poucos, até que finalmente terminaram. O pequeno ato do beija-flor foi o que salvou a floresta. 
https://www.youtube.com/watch?v=wedpnqqJHWk
Muitas vezes na vida estamos no lugar dos animais da floresta, observando apenas as coisas à nossa volta, sem entender o poder que temos. Também ignoramos ou fazemos pouco dos “beija-flores” que fazem o seu melhor para melhorar a realidade.
No entanto, quando refletimos e compreendemos que é necessário lutar por aquilo que amamos, as nossas atitudes, por menores que sejam, não são em vão, e é isso que causa a mudança, a atitude motivada por amor e gratidão.
Temos que seguir em frente, firmes e na luta, as nossas ações e exemplos têm valor e podem ajudar a mudar o mundo.
Muitas vezes fico descoroçoada com o que vejo ao meu redor, mas mesmo assim tento ser “beija-flor” no meu pequeno mundinho ignorando a imbecilidade e a ignorância que imperam no mundo ao qual nem pareço pertencer. 
Felizmente há também beija-flores que não se esquecem de beijar a sua flor todos os dias, e ela fica inebriada, seja através da mais simples manifestação de carinho, uma risada boa, um (en)canto ou um BOM som para alegrar o dia…
E a vida segue… sendo BELA! (e algum dia virão também os extraterrestres ajudar a salvar a humanidade...) 

1 comentário:

  1. "Muitas vezes fico descoroçoada com o que vejo ao meu redor, mas mesmo assim tento ser “beija-flor” no meu pequeno mundinho ignorando a imbecilidade e a ignorância que imperam no mundo ao qual nem pareço pertencer. "
    É preciso que apareçam muitos "beija-flor", na sociedade. Há muitos que reclamam e quando chega a hora de votar vão para a praia, porque dizem que vale a pena, votem em quem quiserem, mas manifestem a sua vontade e opinião, só assim haverá mudança e esperança de que algo mude

    ResponderEliminar