quinta-feira, 7 de novembro de 2019

FB ou FL

Redes sociais - pros e contras
Às vezes dou comigo a inventar, que o FB bem podia chamar-se FL (Fake Life)… tanta gentinha (que até conhecemos bem) com frases tão lindas e fotos, poses, caras e caretas a todo o momento, mostrando uma felicidade que não existe – quase tudo fake - que até dá dó ver tanta carência por aí, tanto desespero em mostrar "olha eu, produto apetecível"...precisam disso para compensar o que lhes falta… 
Dá dó ver como há tanta gente débil mental, deslumbrada, e nem se dá conta; é algo assustador para quem ainda mantém certo equilíbrio na vida, ou pretende manter.

Dou comigo a pensar se devia largar as redes sociais... se estas são boas ou más para o bem-estar mental da humanidade, neste caso, do meu (claro), que prezo muito… Às vezes dá tanta repulsa que só apetece acabar com tudo, e ignorar o mundo doente.

Observando a parte positiva:
São boas no sentido em que nos podemos ligar facilmente a outras pessoas, algumas incríveis e que até conhecemos, de várias partes do mundo (de outra forma não seria possível estar sempre em contacto); pessoas que admiramos ou que nos inspiram... encontrar outras que igualmente buscam uma troca de companhia… eventualmente até podem ser feitas amizades online e receber apoio bem real…

Posso distrair-me ao ler coisas interessantes, ver arte em todas as suas formas, partilhar emoções também… às vezes até pode ser um canal de informação, em primeira mão, quando fico a saber que houve um sismo e nem dei conta...e outras novidades pelo mundo fora.

O lado menos bom:
Criam um vício, como se fosse uma droga, e têm o potencial para assumir o controlo da nossa vida; eu, por exemplo, se me sentir isolada ou ‘desconsolada’ facilmente me ponho a navegar nas redes sociais durante horas, e na verdade nem sei por que o faço quando há tantas outras coisas mais produtivas que poderia estar a fazer… (justamente por isso, há que traçar limites, saber gerir a qualidade dessa perda de tempo… ao interagirmos socialmente com algo ou alguém de valor, para bem da nossa sanidade)…
Reparo que há quem tenha o vício doentio (acho eu) - virou tique - de andar sempre a olhar o telemóvel, imagino que quem for solteiro (e não só) tenha uma lista de pretendentes e espera algum programa…tal é o interesse, só pode! 
A mim já me apetece com frequência largar o aparelho longe, sem o stress das respetivas notificações, desligar-me do virtual e concentrar-me no mundo real. Conseguir gerir este aspeto é a chave para não sentir-me também "adoecer"…

Como tudo na vida, as redes sociais podem ser fantásticas, se bem geridas, de maneira que o lado bom seja superior ao lado mau. Para trabalhar, fazer publicidade, mostrar vídeos em direto de algum evento importante, gargalhar, pesquisar sobre comportamentos...depende do intuito de cada usuário, e assim realça o melhor e, ainda com maior frequência, o pior da humanidade. 
Qualquer ferramenta usada de forma errada pode ser perigosa, mas se a usarmos da forma correta pode ter resultados incríveis. Então… viva a FL!

“Deram-nos espelhos e vimos um mundo doente”

1 comentário: