terça-feira, 29 de outubro de 2019

Em vésperas de "Dia das Bruxas e Bruxos"

Dá medo?… só de brincadeirinha, porque o mundo sendo feito de todo o tipo de gente, dá medo é conhecer pessoas que podem intoxicar a nossa vida, e todo o cuidado é pouco, há que estar ALERTA!
Tenho a mania de ser medrosa ao evitar aventuras no desconhecido, desportos radicais e outros que tais… mas (afinal) a pior coisa que pode acontecer-nos é conhecer alguém que nos parece uma coisa e depois sai outra, e com o tempo nos deixa completamente à toa, ao ponto de nos perguntarmos “isto é normal!?"… Pessoas que vivem uma realidade diferente da nossa, muitas vezes utópica (se enganando e querendo enganar os outros)… não é fácil!
Falando ainda em medos, impressiona-me ver jovens andando à boleia pelo mundo… nunca eu faria algo desse género. No passado fim-de-semana dei boleia a uma bonita jovem (e com ar pacato) de Latvia (Letónia – capital: Riga, gravei agora) que queria ir justamente para onde eu me dirigia a passear. Estava acompanhada da sua cadela super meiga (notei depois) e eu pensava que seria problema ela entrar dentro do meu carro. Mas não, sentou-se aos pés da dona e ficou tranquila; era assim uma mistura de lobo, coelho e gato, tinha o rabo como o de um coelho, comentava ela (a Linda). Perguntei se não tinha medo de andar à boleia pelo mundo, de ter vindo de Latvia até Portugal assim, e ela disse “esqueci o medo e só queria atingir o meu objetivo, o meu destino”. Isso mesmo, ainda aprendo com esta idade. Esquecer o que não interessa, o que nos deita para baixo e seguir em frente.
E falando de novo em pessoas – o mal do mundo – para quê insistir com gente tóxica, quer a nível de amizades ou de amor(es), se podemos rodear-nos de gente boa que nos acrescenta algo de bom e até aprendemos com elas…?

Segundo um psicólogo, pessoas tóxicas agem deste modo:
1.       Pessoas tóxicas são manipuladoras. Seu modus operandi é fazer com que as pessoas façam aquilo que elas querem. As coisas giram ao seu redor. Usam as outras pessoas para conseguir qualquer que seja a sua meta. Esqueça o que você quer; isso não é sobre igualdade no relacionamento - longe disso.
2.       Elas julgam. Mantenha seus olhos e ouvidos abertos às críticas - sobre você, o que você fez, e o que não fez. Nunca vão ser sobre elas, e vão mentir se lhes for conveniente.
3.       Não se responsabilizam pelos próprios sentimentos. Em vez disso, projetam os sentimentos no outro. E se você tentar apontar isso, elas provavelmente vão defender a perspetiva delas com veemência, e não se responsabilizar por quase nada do que fazem.
4.       Elas não pedem desculpas. Não veem motivo pra fazê-lo, porque as coisas são sempre culpa de outra pessoa. Em muitos aspetos, apesar de tentarem orquestrar os relacionamentos para servir os seus próprios objetivos, tentam ganhar simpatia e atenção com o status de “vítima”.
5.       Elas são inconsistentes. É difícil saber com quem você está a qualquer momento porque elas frequentemente não são a mesma pessoa. Podem mudar a sua perspetiva, atitude e comportamento, dependendo do que sentem necessidade de conseguir ou do que querem que aconteça. (E sabem ser gentis quando querem algo de você)
6.       Elas obrigam que você se prove para elas. Pessoas tóxicas fazem com que você as escolha em vez de outra pessoa, ou algo que elas queiram em vez do que você quer. Geralmente, isso se torna uma dinâmica de “divisão e conquista” na qual a única escolha é elas, chegando ao ponto de exigir que você se livre de outros relacionamentos importantes pra você só para satisfazê-las.
7.       Elas lhe obrigam a se defender. Elas têm dificuldade de manter uma posição sobre certos problemas, provavelmente porque não estão interessadas no seu ponto de vista ou tentando encontrar uma conclusão amigável. Lembre-se, são manipuladores supremos: tais táticas podem incluir ser vago e arbitrário, assim como divergir o foco da discussão para como você está discutindo um problema - seu tom, suas palavras, etc. Elas focam em problemas, não em soluções.
8.       Elas não são cuidadosas, apoiadoras, ou interessadas no que é importante para você. Na verdade, as coisas boas que acontecem com você tiram a atenção delas e as frustram quanto a se focar nas próprias metas. Cuidado com pessoas que te criticam e te taxam como errado(a). Lealdade é algo desconhecido para elas.


1 comentário: