quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Redes Sociais

Males que vêm por bem?
No meu círculo de amizades há umas quatro ou cinco pessoas que não têm Facebook (a rede social mais usada, no meu caso, além de ainda haver o Linkedin e Twitter, onde apenas estou registada, mas não me interesso, e há o Instagram que ainda não tentei)... Costumo dizer que as considero ET’s…porque praticamente toda a gente está no facebokas (como gosto de chamar), nem que alguns tenham apenas se registado e pouco lá vão.

E sabem que mais? Comento esse facto porque a minha mãe com quase 80 anos (serão comemorados daqui a 4 anos) está a querer entrar no Facebook, e neste momento já instalou internet em casa. Tem sido muito engraçado ouvi-la dizer que se sente burra, pois foi uma guerreira a vida inteira a cuidar da casa e dos filhos superando qualquer dificuldade que surgisse, e agora sente-se insignificante perante estas modernices, e chama-nos uns felizardos! Estou longe, mas quando estiver com ela com certeza irei dar-lhe formação na matéria, desde ensinar a conhecer as teclas (vai ter que ser primeiro em word, claro) até saber navegar e conhecer os ‘segredos’ do facebokas. Ela tem andado sozinha nas tentativas e vai fazendo umas asneiras; uma vez, tarde da noite, recebi dela esta mensagem SMS “Olá tudo bem? Quando se está no computador, as pessoas sabem?... Que chatice! Beijinhos e boa noite…” Farto-me de rir, e acredito que ela vai aprender depressa, vai gostar, e sentir-se-á menos sozinha em casa quando puder e souber navegar na rede social, sobretudo vendo as cusquices e as fotos dos filhos (mais as minhas, por sinal ahahaha), e dos dois netos...

Em termos profissionais, as redes sociais podem ser úteis para quem tenha produtos ou serviços que queira ou precise de vender ou comunicar (apesar de haver sites bons como o OLX, entre outros, através do qual já vendi e comprei, e sei de pessoas que até casas conseguem vender ou comprar), e por aí fora…
Em termos pessoais, mantenho a ideia firme de que as coisas boas que as redes sociais podem trazer suplantam as coisas más que muitos gostam de criticar.
Na minha opinião, o Facebook tem mais vantagens do que inconvenientes, desde que seja usado com moderação, nos tempos livres. Sim, porque no dia-a-dia há sempre muita coisa boa (ou não) para se fazer; nem só de internet vive o homem… Há pessoas que às vezes se cansam de tanta futilidade (e cusquice) e um dia desligam-se, mas passado algum tempo lá estão elas a ligar-se novamente. Até eu já pensei nisso, mas pondero e acho que me diverte, posso escolher os amigos que quero, uso a rede social com moderação, acho eu, além de ser uma ‘companhia’ pois lá ‘encontro’ (virtualmente) pessoas amigas, e assim o tempo passa de forma mais agradável. Costumo ignorar o que não tem interesse, e gosto de partilhar tudo o que aprecio ou me faz feliz…
Dando como exemplo a longevidade do ser humano, cada vez maior atualmente - uma boa notícia, mas que tem como consequência nefasta o aumento galopante do fenómeno triste da solidão e do abandono - as redes sociais poderão então funcionar como um mal que vem por bem, podendo ser uma forma de combater esse problema. No fim da vida descobre-se que com as redes sociais, afinal, aquele ditado “mais vale só do que mal acompanhado” deixa de ser verdadeiro… aquela sensação ou ilusão de que quando falamos para a máquina, ou quando partilhamos algo com os outros, nos torna alvo da atenção e do interesse de meio Mundo…

A propósito, lembro-me agora da história da velhinha que acidentalmente deletou (gosto deste estrangeirismo) o ícone do internet explorer e ficou apavorada imaginando “Ah não, deletei a internet! As pessoas vão sair de casa ou do trabalho e entreolhar-se, perguntando ‘e agora?’ Todos sem internet, a Terra vai parar!” Terrível cena apocalítica internética! A senhora escondeu-se no quarto, com medo da perseguição, e só acalmou quando ligou ao filho e este lhe disse que tinha a internet a funcionar em casa, que ela tinha apenas deletado um ícone e toda a civilização ainda estava de pé! Ela pôde suspirar, aliviada; afinal, não tinha desligado a primeira máquina que o homem construiu e que não pode ser desligada! 
https://www.youtube.com/watch?v=EPoUKDuGMLg

Sem comentários:

Enviar um comentário