quinta-feira, 21 de junho de 2018

Futebolices

Nem acredito.
Ontem, no 2º jogo deste Mundial 2018 (contra Marrocos), dei comigo a ouvir o relato durante a minha hora de almoço, uma vez que não havia uma TV por perto. Ou nem me importei em ver se havia… “Até eu, Brutus?” pensei. 
Lembro-me de, antigamente, ver o meu pai sempre de radinho de pilha colado ao ouvido a escutar tudo que era jogo, ele que sempre viveu no meio do desporto. E eu detestava esse ruído de relatos…
O que está a acontecer, será a febre contagiante do nosso atual reizinho CR? Só ainda não cheguei ao ponto de querer uma selfie com ele AhAhAh Mas quase estive tentada a adicionar o Jorge Mendes no FB. Mesmo, nem acredito!
Mas porque é que na nossa sociedade o futebol tem assim tanta importância?
Cada vez que se liga a televisão para ver o telejornal há sempre alguma noticia sobre futebol. Divulgam jogos e campeonatos, e depois destes, falam da violência gerada entre os adeptos dos vários clubes.
O futebol começou por ser apenas um simples jogo para passar o tempo, utilizado como diversão. Hoje em dia é levado tão a sério que pode provocar até mortes e destruição, não causadas propriamente pelos jogadores, mas sim pelos seus adeptos. Estes, quando lutam por um clube, parece que estão a lutar pela própria vida. O seu clube é ‘o maior’ e ai de quem diga o contrário, não aceitam, e as pessoas de outros clubes por perto são o seu pior inimigo.
Quando há jogos importantes são cada vez maiores as medidas de segurança, há polícia de intervenção por todo o lado; os adeptos que “amam” o futebol do “seu” clube com jogadores que ganham milhões por mês - e, se calhar, eles chegam ao dia 20 e já nem 1 euro têm para dar de comer aos filhos - parecem animais selvagens à solta que precisam de alguém que os controle, pois nem sequer têm a noção do certo e do errado.
Afinal, o futebol une ou separa pessoas? Que doideira vai por aí!
Até eu, ao menos no Mundial gosto de apoiar o país onde nasci, e pronto! Penso que não tem nada de mal. E gosto de ver a multidão unida e divertida, de todas as cores, idades, e nacionalidades, reunindo-se para assistir aos jogos em grandes ou pequenos espaços. Uma moda, e em que muitos aproveitam e ainda fazem bom negócio.
Concluindo, afinal gosto é de FESTA, não há mal nenhum nisso. Ou há? Claro que não. Com gente civilizada e equilibrada, nada é para o mal, a VIDA tem outro sabor, multicolor. 
Viva Portugal!

1 comentário:

  1. Ainda bem que gostas de festas ahhhahha tudo resume-se a isso até à vitória final!
    Estou plenamente de acordo contigo nos últimos 2 parágrafos...
    Já fui um nadinha apanhado pelo futebol... só para tua curiosidade, nunca comprei um bilhete para ir ver futebol... acho um desperdício e desrespeito com um melhor gozo com o pilim...
    Também tenho por preferência festinhas dentro de uma festa!
    Gostei e achei interessante o outro texto sobre a “ vivência só “ ... mas não sou crente nem praticante. Comigo o se fosse por períodos curtos de geograficamente só!
    Fica bem, Gringa do universo!
    Bjs com carinho.

    ResponderEliminar