sábado, 1 de setembro de 2018

Mundo de ególatras


Eu me acuso: também já passei por essa fase, a de postar imagens minhas quase todos os dias na rede social, de todo o jeito e feitio, achava linda a foto e queria mostrá-la para todo o mundo ver. Narcisista eu? Talvez, um pouco, ou será muito? Agora ando mais relaxada.
Afinal, somos todos animais sociais e precisamos ser “liked” pelos nossos “amigos”.
Deve ser algo contagioso, é que vivemos rodeados de comportamentos narcisistas no dia-a-dia: famosos (e não só) que se exibem nas redes sociais, a obsessão pelas ‘selfies’, pela aparência, em busca da aprovação de amigos – e quiçá atrás de celebridade. Será que esta ‘epidemia’ é assim tão preocupante? Como sobreviver no mundo do eu, eu, eu…

Pode-se pensar que são os jovens e adolescentes os viciados em selfies, mas também há os/as cotas com a ‘desordem narcisista da personalidade’, aqueles/as que argumentam que só querem dividir as suas vidas com os “amigos”, ou quiçá atiçar a inveja em alguém (como quem não quer nada)… “olhem com quem estou” “que bem estou aqui” “olhem o que estou a comer” “olhem eu feliz”, mas… muitas vezes, ‘sabe Deus’ e alguns de nós o que lá vai…
Desde que não se exagere, como em tudo na vida, não acho que ser adepto/a das selfies seja assim um problema. São comportamentos egoístas, pouco empáticos, às vezes um tanto exibicionistas, de pessoas que querem ser o centro das atenções, ser reconhecidas socialmente, que costumam resistir a admitir os seus erros ou mentiras e que se consideram extraordinárias (embora a sua autoestima seja, na realidade, baixa).
Se remontarmos ao início da civilização, o homem sempre tentou autorretratar-se em muros de pedra e, mais tarde, em quadros. Com o advento da fotografia, na primeira metade do século XIX, várias pessoas fizeram autorretratos. Depois, as máquinas fotográficas passaram a oferecer o recurso self-timer, que permitia ao fotógrafo ser fotografado. Ele acionava a máquina e às vezes tinha que correr para inserir-se num grupo já preparado para a fotografia.
A chegada da máquina compacta digital mudou essa situação. E o smartphone ainda mais. Com as novas tecnologias aliadas às redes sociais ganhou vida a selfie. E com esta, será que entrámos na era de Narciso?
Há duas versões para o fim deste personagem mitológico greco-romano. A primeira é que se transformou em flor após enamorar-se da sua aparência numa fonte, e daí até nasceu uma flor com o seu nome. A segunda versão: enamorado com a sua beleza deixou de comer e beber, e morreu. Hoje, no inferno, continua a contemplar-se nas águas do Estige. 
Narciso gostava tanto de si mesmo, até no inferno, que nem era necessário ter uma conta no Facebook ou no Twitter, pois não precisava provar nada a ninguém. De certa forma, Narciso é menos vaidoso do que quem posta tanta selfie nas redes sociais (os ou as que exageram).
É verdade que este comportamento parece expandir-se como uma praga na sociedade contemporânea. Basta observar o consumismo galopante, a autopromoção nas redes sociais, a busca da fama a qualquer preço e o uso da cirurgia para deter o envelhecimento.
Porém, se pensarmos bem, há causas que nascem na infância. Há pais que exageram e estão a criar uma geração de narcisistas dizendo-lhes o quanto são especiais, sem se importarem com as suas conquistas. São filhos elogiados em excesso e, com o tempo, as crianças consideram-se únicas, donas de tudo e mais alguma coisa, sem muito esforço. Se não ficarem monstrinhos quando adultos, teremos sorte.
Há quem confunda autoestima com narcisismo. O que é preciso cultivar é a autoestima, que se consegue com carinho, apoio, atenção e limites. Benéfico é cultivar um ego saudável. Porque pensar em grande não faz mal nenhum!


2 comentários:


  1. Gostei desta tua análise ao ego.
    Mentira seria dizer o contrário.
    Foste cuidadosa na escolha das palavras e mesmo com o teste no final foste desafiadora.
    No ego de cada um está a chave do carácter de cada um. O exagero põe o ego contra nós e grande será esse inimigo a vencer.
    Fazes notar que já o venceste.

    É minha opinião que devias escrever mais e dar-nos de presente o que tão bem sabes fazer.
    Fuiiiiiiiiii .....................
    Abreijos

    “Você deve transcender o seu ego
    e descobrir o seu verdadeiro ser.
    O verdadeiro ser é a parte permanente,
    a parte mais profunda de você.
    É sábia, amorosa, segura
    e cheia de alegria.”
    Brian Weiss


    ResponderEliminar
  2. Agradeço, como sempre, as palavras incentivadoras ao meu fã nº 1 aqui :D
    Escrever mais? isso tenho que aprender contigo, fazer uma crónica matinal diária hahaha mas quem sabe, um dia... bj

    ResponderEliminar