quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Verdade(s), Realidade(s) vs Ilusão

Domingueando, filosofando
Conheço pessoas que procrastinam o tempo todo, fica sempre tudo para amanhã e - pronto - nada fazem (ou seja: só papo furado), e depois (claro) nunca erram… Outras conheço que contam várias versões de histórias das suas vidas, que acabo por desligar e nem me interessam mais pormenores. Com elas também se aprende, a saber o que não queremos ser nem ter, por exemplo. O que será realidade, e o que será fantasia? Ou é melhor continuar a viver nesta última, na ilusão?
Por essas e outras, teria muito que dizer quando de repente me perguntam “a sério, gostas mesmo de estar só?”… é que há tanta gente mal amanhada das ideias que não dá para aguentar muito tempo, melhor ficar tranquila no meu mundinho. Creio que começa a haver mais gente assim como eu, em que muita coisa vai resvalando na couraça da nossa indiferença… E vamos prevaricando de vez em quando, ninguém é perfeito, saindo do refúgio às vezes e voltando para lá sempre que quisermos.
"Serei sempre eu mesma, mas não serei a mesma para sempre". Clarice Lispector
Penso para mim, muita gente ‘caindo na sua real’, ou seja, preferindo a sozinhez (já falei deste estado antes) porque ninguém aguenta mais a realidade do outro. 
Há teorias de que a realidade é uma só e igual para todos, o que muda é a verdade de cada um sobre ela.

Já vos aconteceu de estar a falar com alguém muito convencido/a do que está dizendo, e nós sabemos perfeitamente que a realidade (ou seja, a verdade) é outra? A mim já sucedeu com mais do que uma pessoa. É frustrante, mas fico naquela, revirando os olhos “ok deixa-a pensar assim, deixa-a levar a bicicleta!”, já sem paciência para argumentar mais nada. Porque cada um defende o seu ponto de vista com unhas e dentes, sendo ‘tão só e apenas’ a sua própria realidade
E gerir as realidades de milhões de seres humanos é muito complicado, como não há-de haver mal-estar e guerras por esse mundo fora?
Por exemplo, as cores políticas (e futebolísticas) que cada um defende, com base em que realidade? Em que verdade? No caso da política, tenho amigos ferrenhos pelo PT (os Luláticos, inventei agora haha) e outros pelo Bolsonaro, em quem acreditar? Para uns e outros, tanto um como outro poderia salvar aquele grande país em declínio! Pois… por isso mesmo…nem quero saber de política, chamem-me alienada, o que quiserem. É de doidos este mundo. Felizmente posso arranjar formas de alienar-me. Esta, por exemplo: divagar/filosofar...!
E afinal, o que é a Realidade? O mesmo que Ilusão? E verdade = realidade?
Se uma pessoa estiver procurando Ilusão, essa será a sua Realidade, é tudo assim muito confuso… ou talvez não.
Aquilo em que crês, tu crias
Exemplificando: muitas vezes encontramos pessoas com a mesma realidade, mas com verdades extremamente opostas. Empresários do mesmo segmento e mercado, uns com produtos em stock e vendo o negócio a afundar, e outros que não dão conta da demanda.
Outra realidade: trânsito engarrafado. Verdades: os que têm pressa e ficam extremamente irritados, buzinam, dizem palavrões, e partilham nas redes sociais a indignação. Já quem for tranquilo, ao se deparar com a mesma realidade, vai desacelerar, pôr-se a escutar  música tranquila no rádio durante os próximos minutos (ou horas) de trânsito lento. Eventualmente também postará na rede social algo relacionado com o trânsito, mas em forma de piada ou desabafo bem-humorado.

Somos seres voláteis, as nossas verdades mudam, e mudam muito rápido. Às vezes vivenciamo-las de modo tranquilo, outras exageramos e para o lado mau. E o que depreendo disto tudo? Uma constante e eterna interrogação sobre as minhas verdades, principalmente aquelas que pouco têm a acrescentar-me enquanto ser humano. Somos seres que evoluem, uns mais rápidos, outros nem tanto, mas todos nós evoluímos e mudamos constantemente. Por que seria diferente com as nossas crenças e com as nossas verdades?
Se temos algo na nossa vida que não nos agrada, lembremo-nos: a realidade é uma só. Se mudarmos as nossas verdades sobre ela iremos surpreender-nos com o resultado. A nossa mente está preparada para tudo e, em muitos casos, utilizamos as hipóteses que mais nos convêm. 

Por outro lado, alguém poderá questionar ao dizer “quem dera que a realidade fosse igual para todos! Toda a gente repara e sabe que há uma desigualdade TREMENDA em todo o lado”… (pois é… o tema daria pano para mangas, ou para uma tertúlia de horas!)

Às vezes dá-me para isto - filosofar - imaginando também a realidade acerca do vil metal - o dinheiro - no poder concedido ao dinheiro. Dinheiro é papel, mas é um papel cujo valor é estipulado por nós, humanos, e isso fez com que diferentes sociedades, ao redor do mundo, fossem criadas habituadas a atribuir valores bizarros àqueles pedaços de papel que, se não fosse pelo poder que damos a eles, de nada valeriam. 
Portanto, podemos pensar que o dinheiro em si é uma ficção, pois possui um valor criado por nós – ao contrário de uma laranja, por exemplo, que é uma fruta que serve para alimentar, possui propriedades nutricionais sem que nada disso fosse determinado por uma mente humana.

A vida é uma ilusão?
Penso e aceito que sim.
Tenhamos então a ilusão de a saber viver melhor todos os dias! :P


Agora só sei que a minha realidade (= verdade) é esta: vou estar OFF durante algum tempo. Mais uma amiga a visitar-me, estará comigo alguns dias, e depois vou eu de férias, arejar.
Fui… e... construam uma Realidade Feliz!
https://www.youtube.com/watch?v=uY4cVhXxW64

2 comentários:

  1. Esmero e profundidade no tema! Tratate-o com mestria e como um grito de ti mesma!
    Ainda vou a tempo nos mais ou menos 15 ou 20 anos que tenho para ter um prazer que será a compilação do teu blog feita em papel... será uma realidade? Vou ter a ilusão de que é verdade.
    Ah!? Como é verdade que gostei de ler!
    Obrigado e Bj

    ResponderEliminar
  2. https://www.youtube.com/watch?v=TnfHdZrmMAw

    ResponderEliminar