sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

aMAR o Natal


festas felizes                  https://www.youtube.com/watch?v=mput_1lVYus
    Reparo que já bloguei sobre a chegada do novo ano e ainda nem tinha escrito algo sobre o natal… ora bem, o que posso dizer sobre esta época festiva, cheia de luzes e música por todo o lado…acho que LUZ é VIDA, e a musiquinha faz sempre bem à Alma (até mesmo a de natal). Este é um período do ano lindo, mágico, que podia perdurar no tempo, mas a partir do dia 7 de janeiro apagam-se as luzes ohhhh
    Dezembro é o mês que obriga (a alguns de nós, eventualmente) a uma renovação interior, e exterior - arrumar coisas velhas ou jogar fora, e ficar apenas com as novas - pensando no novo ano que está para chegar. É o mês que nos pede para ampliar o coração e faz-nos acreditar que nele ainda cabe(m) muito(s) mais. É neste mês que no silêncio encontramos todas as respostas que precisamos, o mês que reforça a fé e que a multiplica em busca da PAZ como norte. É o mês que nos aproxima de um tempo maior, tempo de LUZ, tempo de poder fazer do (nosso) mundo um lugar um bocadinho melhor. O mês dos balanços, dos desejos, dos fins, das 365 voltas que demos. 
Dezembro é o mês que nos promete que ainda dá tempo. é o mês que traz uma LUZ que todos, pelo menos uma vez por ano, precisamos de sentir. Este é o mês de dizer muitas e muitas vezes: obrigada por tudo.
     Apesar dos contratempos, num mundo tragicómico como este, em que deixamos de acreditar em tanta coisa, e em tanta gente, precisamos de tudo o que nos faça SONHAR… o sonho comanda a vida e faz-nos acreditar que tudo vai ficar bem. Por que não?
    Infelizmente o Natal tornou-se uma festa de consumismo assente numa imagem fictícia e religiosa da família.Acredito que seja uma data maravilhosa para quem tem uma família grande, ou pequena, com crianças ainda melhor, em que as pessoas se estimam ao longo do ano e nestes dias convivem com alegria natalícia.
     Para mim Natal é todos os dias, como hoje, caminhando pela praia praticamente deserta num dia cinzento (há chuva prometida para os próximos dias). Não resisto a caminhar descalça pela areia dura e molhada, as ondas a molharem a minha roupa, quero lá saber. Cruzam-se comigo casais (estrangeiros, claro) que me olham e sorriem. Fico feliz e retribuo. Os semelhantes atraem-se.
Este é o meu natal simples, olhar o rosto de pessoas tranquilas e felizes, é contagiante, receber e transmitir algo de bom... Faz-me sentir acompanhada. O aMAR tem destas coisas. Depois sento-me encostada a uma rocha e (vício horrível) procuro a rede social para ver se há novidades e quase rebolo a RIR com certas coisas que leio. Podia gargalhar à vontade, ninguém me ouvia mesmo, rebolar na areia é que não dava muito jeito, depois iria tipo croquete para casa…
    Terei sido alguma sereia em outra vida? Descubro que sou louca por MAR, não por sol. Deste até tenho que fugir pois pode prejudicar-me. Tenho que pesquisar se há um nome próprio para quem é viciado em mar. Sol há em todo o lado, algumas ou muitas vezes ao ano, MAR só há em alguns lugares. E nunca me levem para longe dele.
     Assim é (ou foi) um dos meus 365 dias de natal, quando vai renascendo em mim algo de novo, ideias, o que for, sei lá, uma nova consciência de quem sou, e do que os outros representam para mim e eu para eles… volto para casa ‘alimentada’ e só apetece isto, estar só, escrever à toa, longe do rebuliço; não há dinheiro para andar a comprar presentes para quem eu gosto, também não espero nada de ninguém… porém, dá gosto retribuir, fico sem graça de receber e não ter para dar.
    Que a correria do Natal não nos deixe esquecer do essencial, do que não vem embrulhado em papel, do que perdura o ano inteiro, do que ocupa o espaço certo e bonito do nosso coração. Que a correria da maioria das pessoas não as distraia do que é mais importante, do que é autêntico, do que faz verdadeiramente a diferença, do que traz boa energia e do que muda a nossa vida para melhor, não apenas nesta época mas em todos os dias do ano. Que nada nos faça esquecer o que de verdade importa: MAIS SER, menos ter.

Se amo o Natal? Sim, natal com Mar eu gosto muito. Que o vosso natal seja de muito aMAR também.

1 comentário:

  1. ... no espírito de Natal... até que se sentiu nas palavras e no sentir!
    Gostei do sabor aMAR!!! A gosto só mesmo as raba.nadas... com uma taça de um bom porto twany ahahaahha


    O NATAL

    Ouvi dizer que o Natal perdeu seu significado...
    Que deu lugar ao consumismo,
    Árvores de Natal
    e Papai Noel

    Mas eu prefiro lembrar que neste Natal,
    Por conta dos empregos temporários,
    Muitas pessoas puderam resgatar um pouco de sua dignidade.

    E que por conta do dinheirinho extra que receberão
    Muitos pais e mães de família poderão
    Oferecer uma mesa mais farta aos seus filhos

    Prefiro lembrar que
    por conta das Campanhas de Solidariedade feitas nesta época
    algumas crianças ganharão, sim, algum brinquedo.

    E que você...
    Você poderá dar Aquele Abraço nas pessoas que você gosta
    Mas que “por falta de motivo” pra abraçar
    Ficou contido até agora...

    E, talvez, neste momento você perceba que,
    Bem ou mal,
    No Natal, o Amor está em toda parte!

    Mas, se ainda assim, você não quiser celebrar nesta data
    Não tem problema:
    Quero te convidar a viver com o Espírito do Natal
    Todos os teus dias!

    Augusto Branco

    ResponderEliminar