quarta-feira, 16 de outubro de 2019

A sabedoria do Silêncio

O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta. 
E há silêncios que dizem muito.

Há quem o ache constrangedor, mas eu não, amo o silêncio e aprecio as pessoas que não ficam desconfortáveis com o silêncio. Adoro gente que consegue comunicar entre si, não apenas com palavras, mas também com o silêncio. Detesto quem tanto fala e nada diz. Encontrar alguém com quem se possa conversar é tão raro… geralmente as pessoas só falam… (e não dizem nada)… 
Vale a pena aprender a falar menos e a dizer mais.

Em algumas situações, todas as palavras do mundo não conseguem expressar o que um silêncio diz. Muitas vezes, este também é a melhor opção para não ferir alguém ou a nós mesmos. Torna-se muito cansativo usar repetidamente palavras com quem não nos entende, não quer entender, ou nada tem a ver com a nossa pessoa. E geralmente insistimos naquilo que não é para ser… As palavras, como as abelhas, têm mel e ferrão.

Há gente prepotente, ou se acha, com quem não vale a pena perder nosso tempo a “bater no ceguinho”… muita gente “se acha”, sendo essa uma forma de superar alguns complexos "enrustidos" ou porque (para alguns) o dinheiro ou status lhes sobe à cabeça, julgando-se mais importantes do que os demais… enfim, há de tudo, e haja paciência, o jeito é virar costas e deixar essa gente a falar sozinha...
Em muitos momentos da minha vida adoro estar em silêncio, desligar tudo ou de tudo e ficar só comigo mesma. Ouvir a minha própria alma e intuição. Outras vezes gosto de ter música aos berros, depende do momento. O silêncio é um ótimo conselheiro, afinal, muitas vezes precisamos de pensar antes de agir; é uma excelente arma também, que deve ser usada de forma e na hora correta. 
Em momentos de reflexão, o silêncio é ouro. 
Na dúvida, melhor escolher o silêncio. Ele incomoda, irrita, chateia, não gasta a nossa energia e ainda por cima preserva a nossa imagem.
Podemos curar qualquer mal com dois remédios: o tempo e o silêncio (disse Alexandre Dumas), eu acrescento dois: com música e com um sorriso!


Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos. (“Meu silêncio”, Oscar Wilde)

2 comentários:

  1. O silêncio, muitas vezes, é a resposta para o que não merece resposta, e dá resposta a quem não merece o nosso tempo, além de, como é evidente, funcionar como um bom remédio para nós próprios, nas mais diversas circunstâncias. Gosto muito de falar,quando vale a pena, mas são mais as horas em que o silêncio me acompanha.

    ResponderEliminar
  2. E estás muito bem acompanhado Di! bj e obg pelo comentário

    ResponderEliminar