terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Que mundo é este?!

Ela caminhava pelas ruas desertas da pequena cidade e praticamente era a única sem máscara. Para quê, se não andava aos encontrões com ninguém? E via as pessoas mascaradas pela rua, algumas com a dita pelo queixo ou pendurada no cotovelo...também em alguns (poucos) carros que circulavam, pessoas a conduzir de máscara, essa bem posta, às vezes mesmo casais, e pergunta-se: será que ainda dormem juntos, ainda se beijam, ou…? 

Apetecia-lhe cumprimentar as pessoas que passavam por ela, ainda conseguia ver o sorriso por trás de alguma máscara que a olhava e cumprimentava também. Que mundo triste é este com toda a gente amordaçada? Com medo de um inimigo invisível…? O dia também estava cinzento, frio, como a vida, para a maioria das pessoas…Nunca se ouviu tanto o barulho das ambulâncias como agora, todos os dias. Ela agradece baixinho, por mais um dia com saúde.

Tudo fechado. O teletrabalho tornou-se obrigatório, para quem puder, claro. Ela imagina as famílias em casa, muitas em situação de desemprego, onde agora “todos ralham e terão razão”, pois ninguém tem culpa de nada. Aconteceu. Como, por quê, até quando, ninguém sabe nada.

E isso é o pior de tudo. Não saber de nada. Vai ela pensando: além das mortes pelo maldito vírus, haverá as outras provocadas pela miséria (muitas vezes, mental), pela fome, os maus tratos em ambiente familiar (em lares desestruturados, sem pão nem educação, e onde geralmente o vinho não falta), outras doenças graves que agora não são atendidas devidamente…Melhor nem pensar muito, no que vai acontecer a curto ou longo prazo… entretanto, vai-se lendo que os ricos estão cada vez mais ricos, como assim? Pois...há crises que sempre dão jeito a alguns… e o Carnaval está perto, mas…a folia acabou-se, o ser humano não tem sabido comportar-se durante décadas e décadas, e agora é necessária a verdadeira Humanidade, ou estaremos todos F…ritos. "Acordem, larguem os telemóveis e deem as mãos!"

https://www.youtube.com/watch?v=xQOO2xGQ1Pc

Alô, é do gabinete da Presidência? 

- Sim, pode falar.

- Eu sou empresário, uns homens seus disseram que é para eu fechar o meu negócio e ficar em casa.

- Sim, é para o seu bem, fique em casa!

- Ok, mas o que faço com os meus funcionários?

- Eles também devem ficar em casa.

- Mas não tenho como manter eles empregados sem produzirem.

- Ok, o Presidente vai ajudar a pagar até 50% do valor que eles recebem.

- E como faço com o arrendamento do espaço da empresa e as minhas despesas?

- O governo vai dar € 100,00 para todos.

- Não é bem para todos, é para os autónomos, e mesmo que fosse, não é o suficiente, como vou pagar as minhas contas e ainda alimentar-me?

- O governo disponibilizou uma linha de crédito para micro e pequenas empresas.

- Eu sei, eu tentei, mas o banco rejeitou o empréstimo, outras empresas maiores conseguiram antes de mim, e 70% dos que solicitaram não tiveram sucesso.

- Veja bem, é para sua segurança.

- Ok, mas o que faço com os impostos, não tenho como pagá-los.

- Vamos suspendê-los por 3 meses, depois poderá pagá-los em prestações.

- 3 MESES? Não vou aguentar tanto tempo fechado, mesmo que abra depois de 3 meses não vou ter dinheiro para pagar nem os fornecedores, muito menos manter os meus funcionários ou o meu aluguer, quanto mais os impostos.

- Amigo, apenas fique em casa, ok? É para o seu bem.

- Ok, vou demitir os meus funcionários, entregar a loja ao proprietário do imóvel e vou dar baixa do meu negócio.

- Não vai não… as Finanças estão a atender apenas com agendamento, a Repartição Comercial só por e-mail, o seu contabilista está sobrecarregado de tanto trabalho com seguros de desemprego, declarações de imposto de renda… 80% dos clientes dele não pagaram, e ele também vai ficar em casa.

- Deixe ver se entendi bem: não posso demitir, não posso trabalhar, não consigo empréstimo, querem que eu pague aluguéis e funcionários com um pouco de ajuda, e daqui a 3 meses pague impostos a prestações, não me deixam fechar a empresa e ainda querem que eu fique em casa, sendo que daqui a 3 meses vou ser despejado por falta de pagamento, processado por não pagar direitos trabalhistas, vou ser multado por não ter a contabilidade em dia, os meus fornecedores vão deixar o meu nome na lama, a minha empresa vai à falência, vão penhorar os meus bens, vou ficar desempregado, sem dinheiro, com o nome sujo na praça e ainda posso ser preso... Tudo isso porque querem que eu fique em casa e ainda acham que é para o meu bem?

- Exatamente.

- Mas… qual é a taxa de mortalidade desse vírus?

- 0,1% das pessoas que tiverem, morrerão.

- Quer dizer que eu tenho 99,9% de chance de sobreviver!?

- Exatamente, mas fique em casa, é para a sua segurança.

 Conclusão: *O Estado é pior do que a doença.*

(copiado da situação em outro país, de autor desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário