quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Ano Novo Vida Nova

Será? 
Sempre que começa um novo ano, acreditamos que assim seja, ou teremos que fazer por isso. Contudo, “pelo andar da carruagem” talvez como em Espanha… será mais um ano de con-su-mismo: cada um de nós vai continuar con su mismo salário (quem tiver trabalho, claro, e que saiba preservá-lo), su mismo carro, su mismo vestuário, su mismo TUDO porque não nos dão hipóteses para mais… Portanto, provavelmente vai continuar tudo igual, sem novidade, neste mundo desigual onde uns conseguem ficar cada vez mais ricos e outros na miséria, às vezes mais mental do que outra coisa (é verdade)…

Mas falemos de coisas mais engraçadas… por exemplo: PALAVRAS.
Adoro brincar com as palavras, por isso cheguei a ficar viciada em jogar scrabble, ai que saudade, adorava inventar termos novos e estranhos, só para completar o jogo e fazer pontuação, e ríamos muito com isso… e também gostava de fazer as palavras cruzadas dos jornais ou revistas.

Além do facto de ter morado alguns anos no Brazil e aprendido muitos termos novos, diferentes dos nossos, que depressa assimilei e ainda gosto de relembrar quando assisto à novela da tarde, reparo que também neste país tão pequenino há "dialetos" que diferem de um lugar para o outro, e só me apercebo de que estou a falar "estrangeiro" quando me dizem "isso diz-se no norte, aqui não"... chego ao ponto de já nem saber onde se diz o quê.

Entre o norte e o sul, alguns exemplos:

Aloquete/cadeado - cruzeta/cabide - sertã/frigideira - cimbalino/bica - pingo/garoto - fino/imperial - molete/carcaça? - picheleiro/canalizador - carcela/braguilha - sapatilha/ténis - ferrar/morder - morcão/totó - trolha/...? - 3 menos 10 (horas)/10 para as três...zangado/marafado...etc...

E aquelas do por/colocar/botar? estas até têm graça, há quem ache que colocar é um termo mais fino; botar, meter ou por é coisa mais reles. Ficaria mais chique começar a dizer colocar a mesa, a galinha colocou o ovo, vamos ver o colocar do sol... LOL (Laughing Out Loud - para quem ainda não sabe, já agora)!

Eu boto! (também pode ser o verbo "votar" no norte, carago)
Boto sal na sopa, boto açúcar no chá. Boto a roupa para lavar. Boto o telemóvel a carregar. 
Sim, do verbo botar.


E já agora, apreciem: http://souportista.com/pronuncia-do-norte-e-o-mais-proximo-do-portugues-original/

100 mais palavras, de novo quero desejar-vos um FELIZ ANO com muito Humor e Amor, além de saúde (claro) - o essencial da vida – e, de preferência, sem termos que usar burka...

Será que ainda vamos chegar a 2028, ainda existirá o Facebokas e poderemos organizar um vaivém entre a Terra e Vénus (deusa do Erotismo, do Amor e da Beleza) …? 
E depois quero ir de Vénus aMar-te… logo veremos…


Sem comentários:

Enviar um comentário