terça-feira, 7 de março de 2017

Um café...por favor!

Tipos de café
Às vezes me divirto quando se trata de pedir um simples café. Já nem sei como pedi-lo para ter a quantidade que irá saber-me bem…Decidi que “3 quartos”, comprido ou quase cheio é o que mais me convém. Se não disser nada, onde não me conhecem, normalmente servem-me uma “italiana”, dou um gole e já desapareceu o café, detesto!

Outros nomes para a dose de cafeína costumam ser: bica, expresso, cimbalino (à moda do Porto), normal, duplo, cheio, curto, com cheirinho, abatanado, em chávena fria ou escaldada, carioca (fraquinho, mais água do que cafeína), com adoçante ou açúcar… coitado(a) de quem serve cafés, dá em louco ao anotar tantos pedidos… e mais: pingo ou garoto (com leite, se for no norte ou no sul, respetivamente), pingado (só com um pinguinho de leite)… e por aí fora; não sei se me esqueci de alguma versão, mas no outro dia pude inteirar-me de uma nova modalidade. 

A fim de ter um fim-de-semana diferente, fui dar um passeio de comboio até à capital. Como ainda não tinha tomado o meu pequeno-almoço, fui até à carruagem com bar, onde pedi a minha meia de leite. Estava como eu gosto, escurinha, ou seja, com mais café do que leite, servida em copo descartável, mas, devido ao balançar da locomotiva o “barman” improvisado serviu-mo meio desajeitado, segurando o copo com 3 dedos, um dos quais dentro da bebida quente. Vi aquilo e senti nojo, mas não falei nada. Podia exigir que me servisse outro em condições, ou... pediria o livro de reclamações “a bordo”? Decidi que aguentava e me calava e pensei “o que não me mata só me fortalece”… 
Além disso, serviu para escrever este blog, acrescentando uma outra modalidade às que já conhecia: o “café com dedo”!

Esta história (minha) é verídica, mas há outra - por que motivo se chama “bica” em Lisboa - desconhecendo se é lenda ou se corresponde à realidade:

Porque se diz BICA!
"Porque na primeira pastelaria que abriu em Lisboa (A Brasileira), as pessoas não estavam habituadas a beber café, e pensavam que este era para beber tal e qual como era servido (ou seja, sem açúcar). Como é fácil de imaginar, as pessoas não gostavam do sabor. Para avisar as pessoas, o responsável do estabelecimento, escreveu um cartaz que dizia “Beba Isto Com Açúcar”.

As pessoas habituaram-se e começaram a chamar o café de BICA pois eram as iniciais do cartaz."

Sem comentários:

Enviar um comentário