segunda-feira, 26 de março de 2018

E então...?

Ainda no seguimento do meu texto relações/ralações, calhei de encontrar este artigo escrito pelo Dr. Drauzio Varella, médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, onde está tudo dito como se (man)ter uma relação a dois saudável. Não partilho aqui o link porque é tanta publicidade pelo meio quando tentamos ler este tipo de artigos que ‘enche o saco’, então apenas transcrevo o respetivo texto, que merece ser lido:
“Para que serve uma relação…?

“Uma relação tem que servir para tornar a vida dos dois mais fácil”.
(…) Algumas pessoas mantêm relações para se sentirem integradas na sociedade, para provarem a si mesmas que são capazes de ser amadas, para evitar a solidão, por dinheiro ou por preguiça. Todos fadados à frustração. Uma armadilha.
Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.
Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo, enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio, sem que nenhum dos dois se incomode com isso.
Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada uma pessoa bonita a seu modo.
Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa.
Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem o corpo um do outro, quando o cobertor cair.
Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro no médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois.”
Apenas e só isso! Porém, na prática nada parece assim tão simples… e daí tanta gente solta.
Cada vez há mais pessoas a preferirem viver sozinhas, tanto homem como mulher. Onde anda o nosso ou a nossa “mais que tudo”? Com tanto egocentrismo, que até dói, mas até entendo - quando as pessoas já passaram por uma ou mais relações anteriores que as fizeram sofrer - anda tudo a viver na defensiva… E assim vai-se encontrando por vezes umas aves raras que nem se tocam do ridículo ou do mal que fazem a si próprias/os, e aos outros, eventualmente… Vê-se de tudo: mulheres que aceitam qualquer coisa com medo(?) de estar sós (felizmente há também muitas que não aceitam), cada vez mais homens que arranjam uma forma de ‘encostar-se’ (literalmente) a mulheres com uma vida já desafogada e assim é mais cómodo (inversão de papéis, é justo...)…e por aí fora...Vidas frustradas, quantas, todos sabemos…
Curiosamente reparo, quando passo por um casal, lá vão os dois de cara sisuda, mesmo de mão dada; se passa um pequeno grupo de mulheres, todas elas vão divertidas com algo, com risos na cara! Notam-se estas diferenças, quem quiser reparar…
Mesmo de propósito! Tinha eu preparado este rascunho quando fui dar uma caminhada até ao molhe, aproveitando a trégua da chuvinha chata. Passaram dois jovens ciclistas em sentido contrário, um seguramente estaria perto dos 20 anos, outro não sei se chegava aos 30. Falavam alto, sei lá porquê, e quase me apeteceu ir atrás para poder apanhar o resto da conversa entre homens. Só ouvi o mais velho “não é que eu queira ficar sozinho; claro que quero ter alguém na minha vida; mas não quero uma gaja toda rebentada!”…
Fiquei a pensar no adjetivo, rebentada?! Parece que andamos todos rebentados com a vida, daí que estamos todos na defesa, em qualquer idade! Já há muita gente que se rebenta ou deixa rebentar-se demasiado cedo, ai que horror.
Neste mundo que ficou doente, indecente, já ninguém quer apaixonar-se por ninguém. Fica mais prático andar na curtição, viver o momento fugaz, ou seja, usar e ser usado. Onde andam os cavalheiros (os de antigamente), aqueles que batalhavam pelo amor de uma mulher, batalhar no bom sentido, porque nada na vida deve ser uma luta, ou fica cansativo, apenas um esforcinho para algo valer a pena!... Quando de repente lhes ofereciam flores, ou mandavam um piropo simpático (agora a tudo se chama assédio sexual, raisparta), quando lhes escreviam bilhetinhos ou cartas de amor… ‘pequeninas’ grandes coisas que faziam uma mulher sorrir, e apaixonar-se… chamem-me antiquada, ou o que quiserem…
Atualmente está tudo em desuso… com esta mania das mulheres quererem comandar o mundo (nada contra, mas cada macaco no seu galho), são eles que desistiram e ficaram os frágeis, os que (receosos) deixaram de ter iniciativa e esperam (sentados, digo eu)…
Posso estar enganada, ou serei exagerada, mas falo do que vou registando ao meu redor… E…vendo tanto gajo por aí, parvo e desinteressante (me perdoem os doces homens, os inteligentes e/ou interessantes), para que uma mulher quer um homem, se não for para agradá-la e fazê-la feliz, em todos os aspetos, dando-nos vontade de retribuir igualmente…
Há quem não goste de estar só, mas também não está com paciência para aturar ninguém… como ficamos? A continuar assim, mais vale mesmo rebentar com tudo e fazer um reset neste mundo doido…
                              “Ninguém é de ninguém mesmo quando se ama alguém”

4 comentários:

  1. Achei interessante o assunto.
    Por vezes, a falta de coragem de abrir as portas de enfrentar os fantasmas, o medo do "gajo" das "gajas",,,ou as "gajas dos "gajos", enfim. Todos querem, homens e mulheres do mesmo modo, algo que esteja pronto e na realidade não existe nada pronto, é preciso trabalhar o assunto. Não esquecendo a falta de independência e estabilidade económica que ajuda nas decisões. Isto para não falar de outros dados importantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obg por gostares! São textos com muitas reticências, claro, e até já li que mulheres com iniciativa têm mais sorte no amor...quiçá!... (...)... bj

      Eliminar
  2. Como sempre... surpreendeste-me!
    Adorei a introdução com o artigo e extasiado fiquei com a tua bela análise das relações de hoje... chegam a assustar-nos de tão confusas...
    Por mim falo, não alinho nas bagunceiras de se confundir os opostos e sou ainda dos que tenho o galanteio como prazer e a conquista como um jogo belo de artimanhas para agradar e erguer o corpo de tal maneira que me sinta como se eu quisesse deixar-me sentir com a saudade de uma osmose de físicos e de deixar penetrar no meu ser emocional na troca do das profundezas das minhas descobertas...
    Belo todo o teu texto que fez-me com o teu link, provocar na mente a lembrança de uma outra música.
    Bjs

    https://youtu.be/qqTc8BOs9h0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau caí pro lado, quão profundo, e essa música...matou-me! :D bj

      Eliminar