sexta-feira, 11 de maio de 2018

Minhas cãs

Com o estatuto que a idade me dá, tenho vindo a ficar vaidosa com o meu cabelo, gosto dele, e até cabeleireiras costumam elogiá-lo. Às vezes penso em fazer um corte radical, mudar de “ares”, mas logo desisto. Não se deve mexer quando algo tá bom, que ainda estraga. Os brancos estão a invadir, há quem me diga que parecerei mais jovem se o pintar, mas cansei. O fim do ritual quase mensal, ou de dois em dois meses, horas a fio sentada na cadeira do salão, funciona como uma libertação para todas aquelas que, como eu, não têm preconceitos e detestam “pinturas”. Hoje, quanto menos produtos precisarmos, melhor. A praticidade virou um lema de gente livre, desencanada. Há quase um ano tenho estado a livrar-me de coisas químicas ou tinturas, e vê-se cada vez mais mulheres aderindo ao branquinho.
Preconceito ridículo esse de associar qualquer coisa à idade. No homem acham charmoso o grisalho, mas nas mulheres não. As cãs podem até envelhecer um pouco, mas se a gente vai ter que ‘branquear’ mais dia, menos dia, então vamos encarar isso numa boa. Nunca me importei com essa de “vou fazer 40, vou fazer 50”... Não faz a mínima diferença para mim, a vida flui naturalmente. A partir de certa idade comecei a achar-me bonita, continuo a achar, e sempre me acharei. Quando me olho ao espelho, vejo uma pessoa feliz e linda, porque me acho bonita pelo que sou e pelo que sinto.
Assim quero tê-las...
Quantos de nós teremos o privilégio de envelhecer? De chegar a possuir os lindos cabelos brancos? Quantos de nós viveremos o suficiente para conhecer os netos ou bisnetos (quem os tiver)? Ser velho é um presente dado pelo Universo para aqueles que sabem aproveitar o dom da Vida.
Que alcancemos o equilíbrio e a dosagem certa de tudo, que os cabelos brancos brindem à nossa sabedoria tão magnífica, que os nossos olhos brilhem e a nossa voz saia vibrante de tanta história para contar. Mas se, por ironia do destino, não conseguirmos ser felizes, ou se a esperança for embora, pelo menos sonhemos. Nada nos torna tão vivos e lúcidos do que sonhar.
Porque ainda que o meu corpo envelheça, os meus lábios diminuam, os meus cabelos brancos aumentem, diminua ou aumente qualquer outra parte do corpo, enquanto houver VIDA haverá SONHOS... E enquanto estes existirem, manter-me-ei para sempre JOVEM...

2 comentários:


  1. Adorei... adorei... adorei! E vou adorar ver teus cabelos brancos. Debaixo desses cabelos está muito do muito bom e bonito que existe em ti! Simpatizo com essa forma natural de nós assumirmos o que somos perante a natureza, do que nos é oferecido perante os sonhos da vida, de sermos sempre uns jovens em condições de suportarmos o nosso corpo tal como ele é no tempo... sempre belo, sempre com um traço mais fundo para nos lembrar que devemos muito ao mundo.
    Gostei e obrigado pela pronta disponibilidade em escreveres e deixares as tuas bonitas emoções... beleza!
    Pronto, adorei! Assim, se os queres assim... é o melhor do querer!
    Bjs
    ...
    Até a música exalta as cãs...

    https://youtu.be/cUPdvHU97NA

    ResponderEliminar
  2. https://www.youtube.com/watch?v=Iilc78Vbp_A
    :D :D :D bjsssss

    ResponderEliminar