quarta-feira, 30 de maio de 2018

De louco, todos temos um pouco

Eu, inclusive, estou nesta de mente, por agora.

E lembrei-me de um texto interessante escrito por um amigo que me segue, e vou surpreendê-lo, ou não, ao partilhar (de novo) aqui algo seu…rs… É que me revejo em muita coisa que ele escreve, e tenho prazer em compartilhar.

Mesmo com loucuras, mesmo com aquele olhar de louco que todos nós temos de vez em quando, devemos olhar o mundo com mistério porque ele é bem aquilo que nós vemos, ou como ele é, realmente.
Porque temos sempre alguma loucura dentro de nós.
E do lado de fora há mistérios que por ser de difícil entendimento quase que nos leva à loucura.
Basta atentarmos, pararmos e olharmos o que nos rodeia para sentirmos que estamos a viver numa sociedade doente.
Temos a pura destruição na Síria... são humanos a destruírem-se. Na Venezuela... no Brasil ... em países de África e da Ásia.
Enfim...
O horror dos horrores!
Só o facto de sabermos isso, já é sermos lúcidos e percebermos que somos loucos, uns produtos loucos de uma sociedade humana louca e doente.
Mesmo assim, vou preferir a loucura, uma loucura boa para ser lúcido ...
Pelo menos, enquanto não estiver doente!
Parei... parei, interiorizei e pensei os porquês.
Conheço, também, algumas pessoas assim, cheia de horrores dentro delas... fariam o mesmo que se assiste de mais atroz nesse mundo que entra em autodestruição.
Bastava terem o poder e palco, porque tudo o resto já existe dentro delas.
Procurei as razões, saber os motivos e tentar explicar porque é que há gente que sente orgulho e se sente radiante em mostrar sempre a parte pior do seu lado "sombrio".
Há sempre muitas dúvidas em mim... tentar perceber.
Mas há motivos, basta pensar e saber os porquês de se ser assim.
Essas pessoas não gostam do lado sombrio de si próprias.
O que só por si já é negativo e preocupante, porque as suas próprias sombras as assustam e delas se afastam por as perseguirem, sabendo que são elas mesmo que são a sua origem, por serem o permeio entre a luz e a sombra.
Leva-as às piores motivações de fazerem o mal e quanto pior mais se satisfazem.
Creio que conhecemos pessoas assim. Eu conheço!
Porém, todos nós temos o nosso lado sombrio.
Temos que saber e aprender a rejeitar o mau, o que é negativo, porque se não o fizermos, o lado sombrio de nós mesmos projeta-se no escuro com fortes linhas de maldade e fraqueza.
Saber escolher... porque os nossos passos são isso mesmo, movimentos controlados que nos fazem andar por caminhos de aventuras ou desventuras.
Carl Jung definia isso como sendo a sombra de nós mesmo.
A não ser que se queira ser esse lado mau, ter esse lado sombrio da vida, e que não se procure terapia...
Ser um bom louco e terapeuticamente aceitável era erguer a sombra para atravessarmos para o nosso lado bom. Sempre daria um pouco de luz à sombra.
Talvez assim vivêssemos mais confortáveis connosco mesmo e seríamos mais confiáveis aos outros.
Era o reforço do bem!”

E termino com este abaixo, belíssimo, muito conhecido, mas vale sempre a pena reler, desejando muita LUZ para todos nós, para melhor conhecermos as nossas sombras. 
Dependendo dos temas que surgirem, ou caso a minha mente fique preguiçosa, talvez só volte aqui em julho, mas sempre a tempo de estar comigo e com vocês. Bjssss

“É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou.
Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou, desistir de todos os esforços porque um deles fracassou.
É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu, descrer de todo amor porque um deles te foi infiel.
É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo.
Espero que na tua caminhada não cometas estas loucuras.
Lembrando que sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor, uma nova força.
Para todo fim, um recomeço. “
(In "O Pequeno Príncipe")

1 comentário:

  1. Gostei... talvez por ser um pouco louco!
    Vou tentar recomeçar... todo eu sou um recomeço a cada momento!
    Nunca esqueço que é em cada minuto que me renovo na loucura da rebeldia de ser e nunca igual ao que fui!
    Noite feliz e Bjs!
    Ah?! A menina está mais “produtiva”... ahahahah ahahahah

    ResponderEliminar