sábado, 28 de julho de 2018

Estou na(s) Lua(s)

JULHO
"Esperemos uma explosão de emoções no final deste mês. O mês de julho é notícia a nível mundial por ser uma maravilha astronómica e astrológica - o tal nº 7 - e o Eclipse Lunar vai trazer uma forte mudança de energias." (...) 

Antes de ontem dia 27-07-2018 foi a noite tão comentada e fotografada de um eclipse lunar; a ‘lua de sangue’ que todos estavam à espera apareceu a partir das 20:30, dependendo do lugar onde se estivesse. Se vai trazer mudanças para cada um de nós, sei lá, mas que há logo quem comece a atribuir significado sobrenatural, há…Vamos acreditar em coisas boas, ou apenas considerar estes fenómenos naturalíssimos…?

Decidi pesquisar sobre luas e descobri que afinal há outras... Já vi a Blue Moon (lua azul), agora a sangrenta (Blood Moon)… quero registar pois, quem sabe, um dia já velhinha, sentada tranquila no meu cadeirão a ler um bom livro, ou o meu blogue, irei recordar estes momentos e estas datas.

Devido ao alinhamento com outros astros ou com a Terra, a Lua pode aparecer em diferentes formatos, ou mesmo cores, o que intriga os homens desde as antigas civilizações. Lua negra, Lua azul, Lua de sangue, Superlua… afinal, que diferenças há entre todos estes tipos de lua?

Na maioria dos casos, esses nomes dados aos fenómenos lunares não são usados pela ciência, mas são um meio do público em geral e dos média identificarem as diferentes aparições do nosso satélite.
Lua Azul
Não se refere à cor da lua, mas sim costuma tratar-se da segunda lua cheia que aparece num mesmo mês. Esse fenómeno geralmente ocorre de dois em dois anos, devido à relação entre o tempo entre uma lua cheia e outra, que é de 29,5 dias, e da duração dos meses, de 28 a 31 dias. 
Próximas luas azuis:
31 de março de 2018 (a que vi); 1 de outubro e 31 de outubro de 2020; 1 de agosto e 31 de agosto de 2023; 1 de maio e 31 de maio de 2026; 2 de dezembro e 31 de dezembro de 2028.
Dia 27-07-2018
Lua de Sangue
Também chamada Lua Sangrenta, esta acontece durante um eclipse lunar total. Durante o eclipse, a Terra fica entre o sol e a lua, fazendo com que a luz solar não alcance diretamente a lua. Essa luz acaba por passar pela atmosfera da Terra e incidir no nosso satélite em tons de vermelho. Essa cor ocorre devido a um fenómeno físico conhecido como dispersão de Rayleigh, onde a Terra absorve as diferentes frequências eletromagnéticas da radiação solar, refletindo apenas a parte vermelha do espectro.
Próximas Luas de Sangue:
25 de abril de 2032; 18 de outubro de 2032; 14 de abril de 2033; 08 de outubro de 2033; 25 de março de 2043.

SUPERLUA
A superlua ocorre quando a lua está cheia durante o seu ponto mais próximo da Terra, fazendo com que ela apareça maior e mais brilhante. Esse fenómeno acontece porque a órbita da lua em torno da Terra é elíptica, de modo que o satélite algumas vezes passe mais próximo ou mais distante do nosso planeta. Quando a lua se torna cheia ao mesmo tempo em que a sua órbita está mais próxima à Terra, acontece a Superlua, que aparece até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua normal.
Próximas Superluas: 21 de janeiro de 2019; 19 de fevereiro de 2019; 9 de março de 2020; 8 de abril de 2020; 27 de abril de 2021.

O fenómeno da lua nova: Lua Negra
A Lua Negra possui vários significados, e a sua definição mais usada é para designar a segunda lua nova no mesmo mês, quando o lado oposto da lua é iluminado pelo sol e apenas a parte da sombra fica virada para a Terra. Essas luas negras ocorrem a cada 32 meses. 
Mas existe também outra definição para a Lua Negra, que ocorre quando não há luas novas durante todo o mês. Esse fenómeno só acontece em fevereiro, pelo facto desse mês normalmente ter 28 dias, enquanto o ciclo lunar é de 29,5 dias.

Outros nomes da lua
Várias culturas também atribuem nomes diferentes às luas cheias de cada mês, geralmente relacionados com a vida selvagem local e com as mudanças de estação. Por exemplo, quando uma Superlua acontece em novembro, as tribos nativas americanas chamam-na Lua do Castor, porque é ou era a época de se fazer armadilhas para esse animal. 
Já alguns povos no hemisfério norte chamam a lua cheia de dezembro de Lua Congelada, por acontecer no mês mais frio do ano nessa parte do mundo.

O que eu aprendo!

E… enquanto estava por aqui lunaticando, agora mesmo, recebo uma mensagem escrita de um amigo, assim “Estas coisas lunares e o Universo carregam-me o lombo da alma com sonhos estranhos. Vale uma realidade mais ajuizada que contraria o impulso e segreda verdades: se tudo o que podes dar é meio virtual, então eclipsa-te, limita-te ao sonho transparente e ilimitado. Aí, sim, tudo é possível.”

E foi assim uma coincidência lunática, que adorei. Aliás, adoro estas 'coisinhas'. E agora vou dormir, sonhar com a minha Lua de todas as cores e feitios, e com o Sol de outro dia de julho que está quase a terminar, o de amanhã, antepenúltimo...
https://www.youtube.com/watch?v=Af45CMPUono

2 comentários:

  1. https://youtu.be/NdkzQ5_Sv_8

    Depois de uma lição lunar e que apreciei, só posso perante a minha tamanha ignorância deixar um link ... talvez, melhor diz muito mais do que eu sei e quero!
    ... continua com essa vontade de escrever, não te eclipses nem te escondas do lado negro da lua... brilha com ela!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Continuo mesmo, ando a sentir o poder da escrita e a força dos amigos. Oi? Obg bj

    ResponderEliminar