quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Brrrrrrrr


Este frio está a tirar-me a vontade de qualquer coisa: de escrever, de sair… Até se me congelam as ideias, assim. Só apetece é chegar a casa e ir logo pra caminha com a botija de água quente e animar-me com algum livro ou algo interessante que passe na TV, o que é difícil…
E as amigas no Brasil a dizerem-me que não aguentam o calor, ó mundo disforme! É o cérebro delas a derreter lá e o meu a congelar aqui.

É verdade que sempre houve inverno, antigamente as mulheres lavavam a roupa em tanques de água quase a congelar, até lhes aqueciam as mãos… e não se queixavam. Não havia casas com aquecimento, nem dinheiro para pagá-lo; sempre se viveram invernos rigorosos, mas agora os média com falta de assunto(?) passam a vida a falar no frio que faz ou vai fazer, nem nos deixam esquecer disso.

De ano para ano reconheço que estou cada vez mais alérgica ao frio…ou será que nesta terra é pior, por ser mais húmido...? Lembro-me de ter ido à Polónia (em dezembro) e ter levado roupa suficiente com medo de passar frio; estava em casa de um familiar, durante 24 horas aquecida de tal forma que tive de pedir uns calções e T-shirt emprestados, ou ainda teria que andar nua pela casa ufff  
Quando era preciso sair para a rua, até dava gosto vestir-me toda e apanhar com aquele ar frio de neve no rosto... que diferença, nesses países será a conta da luz acessível ao "povo"? aqui é um roubo, só para quem pode, com salários que o permitam... quem não pode, si f... ou seja, passa frio mesmo e reza para chegar logo o calor.

Detesto andar com muita roupa em cima, fico oprimida, contraída… Adoro o tempo quente, se tenho calor posso ir dar um mergulho, ou levar com uma mangueirada, refresco e já está, fico satisfeita… E com o frio? A única opção é encolher-me debaixo dos cobertores e mantas. Ai que saudades das minhas havaianas, de andar com o mínimo de roupa possível e aconselhável...

Nos lugares turísticos, durante o dia, com sol quentinho, em pleno inverno ainda se veem turistas em roupa de verão a passear pela cidade ou sentados nas esplanadas, dá gosto apreciar "os calores" desta gente de diferentes nacionalidades, incluindo a portuguesa, em especial o pessoal jovem, as meninas todas decotadas ou de perninha ao léu, eles de camiseta caveada, viva o calor da juventude!!!

E eu jururu...

Até breve!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário