quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ode ao Gato

Eu e meu gato (que não tenho)
Com a loucura que agora há pelos bichinhos, e como já dizia Alexandre Herculano “quanto mais conheço a raça humana, mais estimo os animais”… lembrei-me da fofura dos gatos, aos quais não resisto quando passo por eles na rua, falo que nem uma tonta com aquela vozinha de quem fala com bebés… e levaria para casa, se pudesse! é que um miau massageia a alma! Podia ter um ou uma companhia (fe)lina, sim podia, mas nada mais seria a mesma coisa, lá se ia a minha liberdade, que prezo muito. Porque isto de ter um bichinho de estimação tem muito que se lhe diga… não é só trazer para casa, pôr no colo, trocar ‘rom-rons’ e miminhos, e o resto? Ah pois é!
E sendo o gato um ser essencialmente livre, não será possível possui-lo, então melhor optar por sermos parceiros…já me imagino com ele (ou ela, outra gata) a trocar arranhadelas, a espreguiçar-nos juntos logo pela manhã, e sem sair da cama durante horas, em papo furado…
https://www.youtube.com/watch?v=mqe48UIdZsQ

 Ode ao Gato
Tu e eu temos de permeio
a rebeldia que desassossega,
a matéria compulsiva dos sentidos.
Que ninguém nos dome,
que ninguém tente
reduzir-nos ao silêncio branco da cinza,
pois nós temos fôlegos largos
de vento e de névoa
para de novo nos erguermos
e, sobre o desconsolo dos escombros,
formarmos o salto
que leva à glória ou à morte,
conforme a harmonia dos astros
e a regra elementar do destino. 

José Jorge Letria, in "Animália Odes aos Bichos" 

Há dois meios de refúgio contra as misérias da vida: música e gatos.

E eu diria diferente “Quanto mais conheço o ser humano, menos tenho vontade de ser altruísta”… mas há sempre as exceções, o que me deixa mais feliz! 
Miauuuuuu

3 comentários:

  1. Miauuuuuuuuu miau!
    Prefiro a música! Agora muito mais depois de bloqueado no FB por 72h!
    O gato arranha... a música amanha o que se esconde na manha de se ouvir e deixar ir! Boa noite e Bjs

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. kkk é o que faz andar a postar tanta mulher boa e e nua no FB todos os dias... viva a pseudo liberdade, um miau pra ti tb

    ResponderEliminar