terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Carnaval, dar aval à carne!


E para que serve o Carnaval afinal?


Vou aproveitar o carnaval para…”. Com inúmeros finais possíveis, esta frase é só um exemplo do quanto o carnaval pode servir de motivo para simplesmente quebrar a rotina, mesmo para quem não quiser sair da sua casa (ninho), pois ainda há gente a curtir um bom livro ou vinho, ou um ótimo filme, no calor da lareira… Alternativas poderão ser: em boas condições meteorológicas, ir para o campo, ou para a praia, aproveitar o tempo para namorar, visitar a família que vive longe, passear noutras cidades…tanto faz!
Com fantasia ou sem ela, na folia ou não, o carnaval marca um intervalo. Também, para pensar em nada. Carnaval é pausa, é liberdade. Tempo para extravasar aquilo que no dia-a-dia não nos é permitido, pode ficar mal.
Andar pela rua, fantasiado, bem-humorado, descontraído, a cantar refrões carnavalescos juntamente com a multidão é uma provocação ao nosso ritmo diário e enfadonho. Há quem acredite que isso engrandece a alma e afugenta os maus espíritos. Sair por aí a pular e a cantar expurga males e angústias que vão se acumulando ao longo dos outros 360 dias e que ficam guardados em caixinhas, e então chega a hora de abri-las no Carnaval. Apesar que já se vê cada figurinha por aí que, penso eu, algumas pessoas devem fazer questão de sentir-se no carnaval todos os dias!
Gosto de ver a alegria da gente, o colorido da festa, mas nunca fui muito chegada à loucura carnavalesca, porque geralmente há quem extrapole as medidas, e perde toda a graça. Em especial nas cidades grandes, como por exemplo a capital do samba – Rio de Janeiro. Nestes cinco dias de folia é quando chegam (ainda) mais as notícias fatídicas: adultério, prostituição, lascívia, idolatrias, feitiçarias, invejas, homicídios, bebedeiras, inimizades (brigas feias às vezes), iras, heresias...
O significado de carnaval é “Festa da carne”. Pois, por isso… eu inclino mais para o vegetarianismo (lol)  e a PAZ… e… além disso, para mim, carnaval é bom em clima de verão, sem roupa, pé no chão ou na areia, onde já se viu o carnaval com frio e tanta roupa no corpo? (OK deve ser lindo em Veneza, quem sabe algum dia terei a oportunidade de ir apreciar?)
Aproveite a folia, quem quiser e quem puder, pois esta Vida acabará algum Dia. Só, na tranquilidade, ou rodeada de gente querida em algum lugar animado já pode ser muito bom para mim. 
Então, posso dizer que já vivo esse carnaval todos os fins-de-semana, se me apetecer. 
Carnaval é quando eu quiser dar o meu aval.

Sem comentários:

Enviar um comentário