terça-feira, 27 de dezembro de 2022

2. VIDA(s)


O Snoopy é que está certo, vivemos todos os dias, e há quem tenha várias vidas, não apenas uma!

Eu, por exemplo, se bem me lembro, já devo estar a iniciar a minha quarta Vida… ora vejamos: a primeira durou até me “autoemancipar” seja lá de que forma tenha sido, à revelia ou talvez não; a segunda, quando parti para o mundo, aos 19 anos, assim de repente, que hoje me pergunto como fui capaz, quando conheci a primeira paixão e voei para longe, por um período de quase 7 anos em que amadureci, conheci outro mundo, outra realidade, obrigando-me a crescer e ser quem sou hoje; a terceira foi quando tentei de novo o Amor, e seria para toda a vida, mas infelizmente não foi assim, um período de 9 anos que se estendeu até aos 12… até enfrentar a liberdade de SER novamente, cuidar de mim, amar-me, para que um dia possa também amar e ser amada de verdade… e assim será o começo de uma quarta Vida, a que deve estar iniciando agora, e só Deus, ou o Universo sabe quanto tempo durará… em fase de autoconhecimento, recolhendo os cacos e reconstruindo o meu novo EU, a minha Essência.

Já vivi tanto que as rugas das emoções me envelheceram o rosto. Já guardei tantas recordações que a memória ficou demasiado preenchida com nomes que já nada me dizem. Talvez seja tempo de fazer um reset nesta memória para apagar o que está a mais.

É tanto o peso que carrego sobre os ombros que decidi passar a viver uma hora de cada vez, sem pensar no tempo que corre e nas pessoas que vivem na minha história de vida. A vida é minha e as decisões são deles. 

Ao longo dos anos não perdi ninguém, foram as pessoas que se perderam de mim quando os detalhes das suas vidas deixaram de estar em sintonia com quem eu sou. Temos pena, mas quem não entende os gestos da minha alma não poderá continuar a viver ao meu lado. A vida é mesmo assim feita de partidas e chegadas. Não lamento o que vivi, nem com quem vivi. O passado são páginas da minha história que não posso rasgar sob pena de ficar incompleta.

Já fui tanto que a paciência se esgotou.

Agora sou o que sou, sem mudar uma vírgula que seja para agradar a quem se acha mais importante do que eu. Não cedo para agradar a ninguém, ou vivem em sintonia comigo, ou então o melhor é encontrarem outro rumo para as suas vidas. Quem não gosta, que siga o seu caminho, e eu continuarei aqui com todos os defeitos que aparento ter e algumas qualidades que guardo para quem me entende. 

Já tenho tantos anos para recordar que não me posso dar ao luxo de gastar o tempo que me resta com quem não me merece.

As rugas do tempo dão-me essa permissão, escolher por onde quero andar e quem quero que me faça companhia. Às vezes, a vida nos dececiona para pararmos de viver com ilusões e ver a realidade.

A vida vai destruir tudo o que for supérfluo, até que reste somente o importante.

A vida não te deixa em paz, para que deixes de culpar-te e aceites tudo como "É".

A vida vai retirar o que tiveres até que pares de reclamar e comeces a agradecer.

A vida envia pessoas conflituantes para curar-te e para que deixes de olhar pra fora e comeces a refletir sobre o que tens dentro.

A vida permite que caias e te levantes várias vezes, até que decidas aprender a lição.

A vida tira-te do caminho e apresenta encruzilhadas, até que pares de querer controlar e fluas como um rio.

A vida coloca eventualmente alguns inimigos na estrada, até que pares de "reagir".

A vida prega-te sustos quantas vezes forem necessárias, até que percas o medo e recuperes a tua fé.

A vida te distancia das pessoas que amas, até entenderes que não somos um corpo, mas a alma que ele contém.

A vida rirá de ti tantas vezes, até que pares de levar tudo tão a sério e comeces a rir de ti mesmo.

A vida te confronta com rebeldes, até que pares de tentar controlar.

A vida repete a mesma mensagem, mesmo com gritos e chapadas, até finalmente ouvires.

A vida envia raios e tempestades, então vais acordar. A vida te humilha e derrota, de novo e de novo, até que decidas deixar o teu ego morrer.

A vida te negará bens e grandeza até que pares de querer isso e comeces a servir.

A vida te nega milagres, até que entendas que tudo é um milagre.

A vida encurta o teu tempo, então apressas-te para aprender a viver.

A vida te ridiculariza até te tornares em nada, até te tornares ninguém, e então tu passas a ser tudo.

A vida não te dá o que queres, mas o que precisas para evoluir.

A vida te magoa, magoa, te atormenta, até que soltes os teus caprichos e birras e aprecies a respiração.

A vida te esconde os tesouros até que aprendas a sair para a vida e ir buscá-los.

A vida te nega a Deus, até tu O veres em todos e em tudo.

A vida te acorda, te poda, te desaponta, te quebra em pedaços… até que a LUZ possa finalmente entrar e só o AMOR permaneça em ti."

(catarse no final de mais um ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário