sexta-feira, 10 de abril de 2015

O AMOR e a AMIZADE


Há quem ache que estes dois sentimentos são independentes um do outro, mas não gosto dessa separação entre amor e amizade. Para mim a amizade tem que fazer parte do Amor.
A Amizade inclui também um doar-se ao outro sem querer nada em troca, ser fiel ao outro sem pensar duas vezes, estar junto em todos os momentos, tal qual o amor. Por isso eu posso dizer que numa verdadeira amizade existe sim amor. Um amigo pode dizer ao outro com convicção “eu te amo”, porque não? Assim como uma mãe fala ao filho.

Amizade há só uma, a verdadeira. As pessoas amigas de verdade contam-se pelos dedos de uma mão. Mais difícil é falar de Amor: este há de vários tipos, além do de amigo/a há o de pais pelos filhos e vice-versa, de marido/mulher/amante, o virtual, o platónico, etc. Hoje em dia se me perguntarem o que prefiro, acho que escolho uma grande amizade em vez de um grande amor. 

Pois...o que será o AMOR? Muitas vezes pode começar por uma atração, uma paixão, há aquela ilusão do início e depois – muitas vezes - não dura muito, porque "de repente" começa a incompatibilidade das manias de cada um (especialmente a partir de certas idades); se houver desconfiança ou ciúme, cobranças, desrespeito, tudo isso vai matar o amor aos poucos. Uma amizade, se verdadeira, pode durar uma vida inteira. Obviamente há exceções. Há casais de idosos com relações duradouras e são felizes. Ultrapassaram todos os problemas por que passaram, pois tinham o verdadeiro amor, a força intensa de equilíbrio capaz de ajudá-los a superar os maus momentos. Brigaram muitas vezes, claro, mas souberam que havia um amor ali e que isso era maior que qualquer outra coisa.

 “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.”

Isso mesmo. Sinto que estou a cuidar do meu jardim, e as borboletas virão. Cuido de mim mesma, do meu coração, das minhas virtudes, da minha integridade, do meu amor pela vida, por mim mesma, pelos outros, e irradiando este amor, com certeza um dia o GRANDE AMOR virá, o que atraí…

Sinto-me AMADA pelas poucas pessoas AMIGAS que tenho, isso faz-me FELIZ. E eu amo-as também. Já tive amores que não deram certo, por um motivo ou outro, e aprendi muito com as experiências. Alguém me disse recentemente “talvez não te apaixones facilmente, porque apaixonaste-te por ti própria!”. Pode ser… outro tema que abordarei num futuro blog: o desapego.

Sem comentários:

Enviar um comentário