quarta-feira, 8 de agosto de 2018

O MAR… sempre o aMAR…!

Para desanuviar de um mundo enlouquecido, a desvanecer-se aos poucos – incêndios todos os verões, pessoas que ficam de repente sem os seus bens e o seu lar, outras à deriva, com problemas de todos os tipos, e outros fenómenos imprevisíveis - nada melhor do que ir até ao Mar, esta doideira que nunca me passou, e sempre que posso lá vou eu correndo para dar um mergulho, ou tentar dar, quando a água está fria e desilude. 
Vendo uma foto minha que um amigo aproveitou para juntar um poema, o que me deixa lisonjeada, lembrei-me de Iemanjá, a Deusa do Mar (Salvé!).
Ela mora no mar, ela brinca na areia...
Olho o mar e espanto-me no tanto que tem pra dar…! Crepúsculo ao romper d’aurora… Pôr-do-sol que não demora… Brisa suave que nos guarde do calor do sol da tarde…! Sentido da imensidão… Os teus horizontes pra onde vão…?! A beleza das tuas cores mistura de tantos horrores dos que labutam em tuas águas deixando em ti tantas mágoas…! Rejeitas o que não queres… A morte dá sempre à praia… Vivas como viveres deixa-me beber-te os saberes… Faz de mim uma cobaia.” (Reinaldo Santos, amigo)

O dia da Deusa é 2 de fevereiro, mas, para além desta data, há devotos que realizam celebrações também em 15 de agosto e 31 de dezembro, por conta das ‘simpatias das 7 ondas’ e da virada do ano.

Enquanto mergulho, com Ela (minha Deusa) posso conversar, e orar:
Divina mãe, protetora dos pescadores e que governa a humanidade, dai-nos proteção. Oh doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda deusa do amor e bondade. Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade. Odoyá!”

1 comentário:

  1. Não enlouqueças... por nada que não mereça!
    Gostei!
    Da foto muito!
    Já tinha manifestado esse prazer, pelo poema que te dedicaram como pela foto.
    A oração... que seja feita a tua vontade.

    https://youtu.be/nvMy8SciUU0

    ResponderEliminar