quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Na boa...

Nas minhas andanças pela internet, dei de caras com outra palavra nova para mim: deboísmo! Parece ser um neologismo criado por um casal brasileiro, e agora surge na internet como uma corrente filosófica cuja regra principal é “viver de boa (de bem) com a vida”.
Os brasileiros são ótimos a inventar palavras. Porém, aqui em Portugal seria mais “naboísmo” (nada a ver com nabos), ou seja: “estar ou viver na boa”!
O casal criou uma página no Facebook e começou a partilhar mensagens que incentivavam o respeito e a calma nas relações entre os usuários das redes sociais.
O bicho-preguiça é considerado a mascote do deboísmo, devido ao sentido de calma e serenidade transmitida pelo mamífero. No entanto, os criadores desta “doutrina” alertam que não se deve confundir os princípios do deboísmo com a preguiça ou o comodismo. O objetivo é enfrentar e debater os problemas ou desafios, mas com respeito, calma e, acima de tudo, paz.
Gosto desta corrente, já me considero uma deboísta, ou naboísta, qualquer coisa. A vida é mesmo para se levar na boa! Algumas características do comportamento de uma pessoa deboísta é o bom humor, a descontração, a paciência e o respeito pela opinião alheia. Sempre, sem stress, sem violência. Seria a salvação da humanidade se fosse praticada por todos. Como diria John Lennon: 'imagine all the people living na boa'. Seria muito "cool", não?

 

Os 10 mandamentos do Deboísmo
caso desejes viver na boa (ou ser deboas, na versão brasileira)

1º: Não tretarás com o próximo. (tretar com: outro verbo que desconhecia = enganar com léria)

2º: Não deixarás pequenos problemas do dia-a-dia atingir-te.

3º: Respeitarás pontos de vista diferentes e criarás opiniões independentes, com base no teu próprio raciocínio e na tua experiência de vida.

4º: Contagiarás o mundo com o deboísmo, fazendo de tudo para não provocar o mal.

5º: Seja qual for a tua natureza sexual, faz amor (não a guerra) e fica na boa, vivendo sempre com aquela sensação de alegria e deslumbramento.
 
6º: Tentarás sempre aprender algo novo e deixarás a mente fluir.

7º: Só tomarás decisões importantes após boas noites de sono e questionarás as tais verdades absolutas.

8º: Escutarás boa música, que tem o poder de te deixar na boa.

9º: Manterás o corpo, a mente e a alma saudáveis, e estarás sempre disposto(a) a perdoar o outro.

10º: Respeitarás a Mãe Terra, pois ela já estava na boa muito antes de existires, e não farás com os outros aquilo que não gostarias que fizessem contigo.


Assina: Lina, a deboísta ou naboísta (e sempre a aprender...)

2 comentários: